twitter.com/Juruna53
Teve início na segunda-feira, 26 de novembro, em Praia Grande/SP, um Intercâmbio Sindical Internacional de Jovens da América Latina e Alemanha promovido pela IndustriAll, entidade sindical mundial que representa 50 milhões de trabalhadores dos setores industrial, de energia e mineração em 140 países.
O evento, que termina nesta sexta-feira, 30 de novembro, está sendo realizado no Centro de Lazer da Família Metalúrgica, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com a participação de jovens trabalhadores do ramo industrial de nove países (Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Colômbia, Nicarágua e Alemanha), curso de formação e atividades culturais.
A vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM, Mônica Veloso, estará presente nos dias 27 (terça-feira) e 30 (sexta-feira). Também participam o representante do Dieese na CNTM, Roberto Anacleto, e o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, que esteve na abertura oficial, nesta segunda-feira (26), para falar sobre a História e a Estrutura Sindical no Brasil. Também estarão presentes dirigentes da CNM/CUT.
Temas em debate:
História e Estrutura Sindical
Negociação e Contratação Coletiva no Brasil
Concepção e Prática Sindical
Política de Organização da Juventude e Gênero
Comunicação Sindical
Redes Sindicais
Ações em Portas de Fábrica
Saúde e Segurança do Trabalhador
Projeto para os Jovens na América Latina
Educação à Distância
Plano de Ação da IndustriAll
Acordos Globais
Campanhas e Sindicatos Nacionais Fortes
Nesta quarta-feira, 28 de novembro, os participantes visitam em São Paulo, a partir das 13:00 horas, o Centro de Solidariedade do Trabalhador e a Força Sindical.
O intercâmbio terá duração de três anos e, além deste primeiro encontro em Praia Grande, outros dois serão realizados: em 2013 na Argentina e em 2014 na Alemanha.