Uma tarefa grande e quatro eixos

Com a esperada vitória do campo democrático e progressista nas eleições de outubro o novo governo Lula, eleito, deverá intensificar suas ações em benefício dos trabalhadores e das trabalhadoras e do movimento sindical.

Com a vontade reafirmada de manter a política de valorização do salário-mínimo e sua vinculação às aposentadorias, outros quatro eixos de realizações podem e devem ser efetivados.

1- Ajudar os trabalhadores e as empresas na redução das jornadas de trabalho sem redução de salários e, apoiando-se em uma IA participativa, garantir aumento de produtividade.

2- Desenvolver ao máximo, em todas as situações de trabalho, a qualificação dos trabalhadores, reforçando o papel do sistema S com participação sindical efetiva e valorizando a própria rede educacional já existente.

3- Combater todas as formas de precarização dos vínculos de emprego e informalidade, agindo em cada caso de maneira inteligente, ajustada e eficiente, baseada em pesquisas qualitativas e quantitativas.

4- Fortalecer institucionalmente o movimento sindical dos trabalhadores, garantindo às entidades sindicais condições materiais de ação no cumprimento de sua representação e na negociação coletiva.

João Guilherme Vargas Netto
Consultor de entidades sindicais de trabalhadores