Metalúrgicos de Catalão realizam Panelaço com os trabalhadores neste sábado

O Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) realiza neste sábado (30) um Panelaço com os trabalhadores da Mitsubishi, RCM e Weldmatic. O protesto faz parte das ações da Campanha Salarial 2013/2014.

A concentração para o Ato será às 9 horas, no Posto JK. Em seguida, os trabalhadores seguem ‘batendo panelas’ até a Praça Getúlio Vargas.

A campanha salarial foi lançada no dia 24 de outubro e tem mais de 60 itens, entre os eles, reajuste salarial de 18%, redução da jornada de trabalho, vale alimentação de R$ 350,00, valorização do piso salarial; prêmio, melhoria do transporte e abono de R$ 3.500,00.

Negociações
A primeira negociação aconteceu no dia 18 de novembro, em Catalão. Hoje, dia 29, foi realizada mais uma rodada de negociação, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, porém, como divulgado em nota, a Mitsubishi alegou que ficou impossibilitada de apresentar uma contraproposta devido à “impossibilidade momentânea dos dirigentes da empresa em reunirem-se com a comissão da negociação da empresa”. A próxima mesa de negociação ficou marcada para o dia 5 de dezembro.

O Panelaço tem como objetivo mobilizar os trabalhadores e chamar a atenção das empresas e de toda a sociedade. “A empresa não quer atender as nossas reivindicações e só com a categoria mobilizada é que iremos fazer frente a intransigência patronal”, afirma Carlos Albino, presidente do Simecat.

Vale lembrar que sem ganho real de salário e sem benefícios, não são só trabalhadores das empresas que serão prejudicados. “Toda a cidade sairá perdendo, pois os metalúrgicos representam uma grande parcela na população economicamente ativa de Catalão e região”, ressaltou o sindicalista.

Jaelcio Santana

Pereira, diretor do Sindicato, Carlos Albino, Rodrigão, Altair, técnico do Dieese, com os representantes da Mitsubishi