Sessão Solene na Câmara lembra o Dia do Trabalho


Ministro Carlos Lupi participará da solenidade

Brasília, 03/05/2010 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa nesta terça-feira (4), na Câmara dos Deputados, de Sessão Solene em homenagem ao Dia do Trabalho. O evento será realizado às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Na véspera do Dia do Trabalho, comemorado no último sábado, o ministro Lupi revisou para cima a previsão de novos empregos a serem gerados no Brasil este ano. Segundo o ministro, o Brasil poderá alcançar a marca de 2,5 milhões de empregos formais em 2010. O número é recorde absoluto de postos de trabalho na história do Brasil.

Dia do Trabalho – O Dia 1º de maio é comemorado em todo o mundo. A História do dia teve início em 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, quando milhares de pessoas foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação culminou em uma greve geral no país.

Em 1º de maio de 1940, o Presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, idealizado para suprir as necessidades básicas de uma família com moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer. Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br