Associação pretende discutir contratações

Por Adriana Mattos | De São Paulo

O varejo terá uma nova associação: a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), criada após a saída, meses atrás, de um dos co-fundadores do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), Eduardo Terra. Ele será o presidente da SBVC. A entidade tem cerca de 70 empresas do setor pré-associadas e sua criação foi anunciada ontem.

Fazem parte da sociedade, além de Terra, o sócio da consultoria Varese Alberto Serrentino, no conselho consultivo. A meta é chegar a 500 associados em até cinco anos.

O plano inicial é levantar dados e criar estudos que possam retratar mais claramente esse mercado. A participação é aberta a diversos segmentos, como bancos e cartões de crédito. Devem fazer parte do debate da nova entidade a criação de regras mais flexíveis de contratação – há varejistas que querem contratar empregados por períodos curtos de tempo.

Semanas atrás, o Valor antecipou informação de que redes de “atacarejo” decidiram estudar criação de nova entidade no setor, por entender que o segmento, por meio da Abad, associação setorial, não estaria discutindo pautas voltadas para esse mercado.