Cerca de 60 trabalhadores metalúrgicos participaram do Curso Nível 2 de Delegados Sindicais, no Clube de Campo de Mogi das Cruzes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, nos dias 7 e 8 de março. O curso é fundamental para a inclusão dos trabalhadores nas lutas do nosso Sindicato e para o desenvolvimento pessoal e profissional de cada participante.
No primeiro dia, antes de seguirem para Mogi, os delegados visitaram a Câmara Municipal de São Paulo, no centro de São Paulo, e o Gabinete do Vereador Cláudio Prado (PDT), que também é diretor do nosso Sindicato, para saberem mais sobre o funcionamento da casa legislativa (que discute e aprova as leis da cidade) e as funções de um vereador.
Em Mogi, os delegados participaram de uma simulação de negociação salarial, discutiram a Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), questões políticas e o meio ambiente. “Nestes encontros, os trabalhadores avaliam as dificuldades das negociações de uma campanha salarial, por exemplo, e passam a entender que a PLR não se resume apenas em receber dinheiro. É mais do que isto! Trabalhamos em cima de fatos, da realidade econômica da empresa e do direito dos trabalhadores”, afirma Miguel Eduardo Torres, Secretário-Geral do Sindicato e coordenador dos cursos.
O próximo curso será nos dias 28 e 29 de março, de Nível 1.
Faixa criada pelo Departamento de Comunicação do Sindicato especialmente para os Cursos
Miguel Eduardo Torres, Secretário-Geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo |
Delegados Sindicais participam de intensos debates no Clube de Campo de Mogi das Cruzes |