Mauro Plastina
Após um mês de negociações, trabalhadores têm aumento salarial 63% acima da inflação
Reajuste beneficia 10 mil trabalhadores de Gravataí
Depois de uma acirrada negociação os trabalhadores conseguiram o percentual de reajuste de 7% nos vencimentos. Durante as reuniões entre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal) iniciadas em dia 24 de agosto, questões econômicas e sociais foram debatidas para a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. A maior conquista foi o aumento salarial de 7% que será feita em três parcelas, outubro de 2010, fevereiro e maio de 2011.
As tratativas atingem aproximadamente 10 mil trabalhadores do município de Gravataí. Durante nove semanas o Sindicato dos Metalúrgicos passou nas portas de fábricas informando e mobilizando a categoria para pressionar as empresas.
“Se não fosse a adesão e apoio dos trabalhadores o aumento não passaria do valor atual da inflação”, afirma o diretor do Sindicato, Edson Dornelles.
O reajuste de 7% dá aos trabalhadores um aumento real de 2,7% levando em consideração o valor da inflação de 4,29%. O quadro representa 63% de valorização do salário do trabalhador em Gravataí perante o aumento de 45,71% em Porto Alegre. O encontro foi realizado no Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Estado do Rio Grande do Sul (Sinmetal), em Porto Alegre.