A abertura oficial do 10º Fórum Social Mundial (FSM), na manhã de segunda-feira (25), movimentou Porto Alegre, além de mais cinco cidades da Região Metropolitana da capital do Rio Grande do Sul – Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. O evento vai até sábado (30).
Além da solenidade de abertura, à tarde foi realizada uma caminhada, a tradicional marcha de abertura do Fórum, que saiu do Largo Glênio Peres por volta das 17h30 e seguiu por várias ruas até a Usina do Gasômetro. Segundo os organizadores, cerca de 30 mil pessoas participaram da caminhada.
O evento segue, nesta terça (26), com diversas atividades, como o Seminário Internacional “10 Anos Depois: desafios e propostas para um outro mundo possível”, atividade que, além das Centrais Sindicais brasileiras, terá a participação de mais de 70 intelectuais e dirigentes sociais de todo o mundo. No final da tarde, às 18 horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no ginásio de esportes Gigantinho, para o evento “Diálogos com o presidente Lula”.
Atividades – Várias oficinas também estão ocorrendo, onde são abordados os mais variados assuntos, como o papel das rádios comunitárias na democratização da comunidade, liberdade dos povos, psicologia do poder, perspectivas dos trabalhadores frente à crise do capital, criminalização da infância e da juventude, entre outros.