Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Hoje, dia do Delegado Sindical Metalúrgico, é dia de luta

Hoje, 17 de janeiro, Dia do Delegado Sindical Metalúrgico, o Sindicato e sua diretoria e assessoria, presidido por Miguel Torres, prestam homenagem a todos os delegados e delegadas da categoria e aos trabalhadores e trabalhadoras metalúrgicos que elegeram estes representantes nas fábricas, e reverenciam os companheiros guerreiros do passado que lutaram por direitos trabalhistas, sociais e políticos, por salários e condições dignas de trabalho e por liberdade, em especial a Manoel Fiel Filho, metalúrgico morto pela ditadura militar em 17 de janeiro de 1976.

delegado-manoel..Em memória de Manoel, o jornalista e maratonista Rodolfo Lucena repetiu hoje passos da maratona que realizou no ano passado para marcar os 40 anos da morte de Manoel e fez uma “Corrida por Manoel” indo até a antiga sede do DOI-COdi de São Paulo, na Vila Mariana, passando pela Avenida Paulista até a sede do Sindicato, na Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.

rodolfocamposNo Sindicato, Rodolfo foi recebido pelos diretores José Francisco Campos, coordenador do Departamento de Memória Sindical, e Cláudio Prado, coordenador de políticas públicas, e relembrou o sequestro e a morte de Manoel no DOI-Codi.

Em nome do presidente Miguel Torres, Campos agradeceu pelo incentivo à história, enfatizou a importância de se manter viva a memória de Manoel e da luta sindical para os trabalhadores do presente e lembrou que Manoel era um ativista, que trabalhava na MetalArt e participava das assembleias do Sindicato.

rodolfoclaudioCláudio Prado falou da importância do delegado sindical, disse que o Sindicato faz hoje uma “comemoração das lutas e que Manoel representa a valorização dos delegados, trabalhadores organizados dentro das empresas, e da sua militância”.

Resgate
“Esse dia é para resgatar a memória das lutas dos trabalhadores e mostrar a necessidade de avançarmos na defesa dos direitos, do emprego, da igualdade. Temos por obrigação passar essa história para as gerações mais jovens, mostrar que os direitos garantidos hoje são fruto das lutas dos companheiros do passado e conscientizá-las da importância dos sindicatos na vida política e social do País”, afirma o presidente do Sindicato, Miguel Torres, acrescentando que “Manoel era um militante da categoria e o delegado sindical é um importante tripé na organização sindical”.

Campos falou ainda que, “cada dia, em Brasília e nas fábricas, é uma nova luta em defesa dos direitos”. Por isso, neste 17 de janeiro, o Sindicato homenageia também os trabalhadores metalúrgicos de hoje, que levam adiante a luta pelos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários, o fortalecimento do movimento sindical e sua dignidade.

delegado seloData
O Dia do Delegado Sindical foi aprovado no 11º Congresso dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, realizado em junho de 2009 e instituído pela lei em 2010 388/10, de autoria do ex-vereador Cláudio Prado, aprovada pela Câmara Municipal. A instituição da data foi marcada pelo lançamento de um selo e de uma placa comemorativos.

delegadosmiguel

Miguel Torres e Cláudio Prado com a placa comemorativa do dia do delegado sindical

manoel-quadro

Matéria anterior