Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
Escrito por Auris Sousa
Os trabalhadores da Nova Trento, de Cotia, conquistaram o fim de compensação irregular, após intervenção do Sindicato. Os trabalhadores que já haviam compensado as horas irão receber horas extras e os demais não precisarão cumpri-la.
A compensação foi imposta pela empresa após os companheiros terem sido dispensados dois dias do trabalho, por atraso na entrega de matéria-prima. Quando retornaram as atividades, os metalúrgicos foram informados pela empresa de que eles teriam que compensar as horas em aberto no sábado e domingo.
De acordo com o diretor do Sindicato Alex da Força, alguns dos companheiros fizeram a denúncia sobre a compensação de horas e imediatamente a entidade marcou uma reunião com a Nova Trento.
Durante o encontro, a empresa concordou em remunerar os companheiros que já tinham trabalhado com horas extras e cancelou a compensação irregular dos demais.
Porém, após denúncias, o Sindicato interferiu e fez a Nova Trento remunerar os companheiros que já tinham trabalho com horas extras extraordinários e cancelou a compensação irregular dos demais.
Para Alex, a denúncia de irregularidades é importante e faz com que os trabalhadores da Nova Trento sejam um exemplo para os companheiros de toda a categoria que não devem se submeter a praticas como esta. “O resultado foi satisfatório, porque a empresa deixa de praticar irregularidades e cumpre a lei”, avalia.