Ex-ministro José Dirceu afirma para site que Reforma Política ajudará a acabar com o caixa dois
O ex-ministro da Casa Civil e dirigente petista José Dirceu defendeu que o financiamento público exclusivo de campanhas poderá ajudar a acabar com o caixa dois nas eleições brasileiras. A análise está em artigo sobre o tema da Reforma Política publicado hoje (29/9) no blog do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.
Para Dirceu, o financiamento público fará também com que “o poder econômico perca influência na eleição”. Ele lembra que, hoje, a disparidade entre o que gastou em média um candidato eleito e o que gastou em média um candidato não eleito chega a mais de dez vezes. A questão faz parte do anteprojeto do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) sobre a Reforma.
Outro tema defendido pelo ex-ministro é o sistema proporcional misto de lista partidária, com dois votos, um no partido e o outro no candidato, também presente no anteprojeto. Para Dirceu, o método mantém o direito de livre escolha do eleitor e favorece o debate sobre as propostas de cada partido, elevando o nível do debate eleitoral.
Clique aqui e confira a íntegra do artigo no Blog do Paulinho