Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Centro de Memória Sindical traz matérias importantes para contextualizar historicamente a greve de 14 de Junho

Nesta sexta, 14, o Brasil vai parar em defesa dos direitos amaçados desde o golpe de 2016, ameaça acentuada pelas políticas postas em prática pelo governo direitista de Jair Bolsonaro. Direitos conquistados à custa de lutas intensas como foi a greve de 1917 (Por José Carlos Ruy).
image.png
E julho 1917 São Paulo foi cenário de um movimento que iria mudar os rumos do sindicalismo no Brasil. A greve iniciada em uma fábrica têxtil da capital paulista, conhecida como greve de 1917, foi considerada, pela historiografia como a primeira greve geral do Brasil.
image.png
Uma semana depois da decretação do 2045, dia 21 de julho de 1983, uma quinta feira, cerca de três milhões de trabalhadores de diversas categorias e Estados paralisaram suas atividades na maior greve geral ocorrida durante o regime militar.
image.png
João Guilherme, nesta palestra, discutiu e provocou os sindicalistas a pensarem sobre como criar uma unidade de luta em um período de crise e desemprego, sem uma instituição que pudesse agregar todos os trabalhadores. O maior ganho seria político, o que levaria o movimento sindical a ser ouvido em futuras futura articulações. De fato, após a exitosa greve geral de 21 de julho de 1983 os decretos lei daquele ano foram derrubados e o sindicalismo saiu fortalecido.
image.png
O esporte, que até o século 18 servia unicamente à capacitação para as guerras, começou a aparecer como uma atividade reivindicada pelos trabalhadores. Não é de se estranhar, portanto, que o futebol, desde seu surgimento na Inglaterra até hoje, tenha uma história de crescente popularização.

image.png