9 de Julho, Dia da Luta Operária: homenagens e resgate histórico de lutas pela redução da jornada

“Companheiros e companheiras

Na quarta-feira, 9 de Julho, vamos celebrar o Dia da Luta Operária, em memória da Greve Geral de 1917.

Esta data entrou para o Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, através da Lei nº 16.634/17, por iniciativa do ex-vereador e atual deputado Donato, e também da Força Sindical e das demais centrais.

Neste ano, o Dia da Luta Operária irá celebrar os 70 anos do Dieese e os 40 anos da campanha salarial unificada que resultou na redução da jornada de 48 para 44 horas semanais.

Esta conquista, vale lembrar, foi incorporada à Constituição de 1988 e estendida a todos os trabalhadores e trabalhadoras do País.

Também vale destacar que hoje lutamos para acabar com a nefasta escala 6X1 e reduzir a jornada para 40 horas semanais ou até menos.

O momento é agora. Jornada menor, mais emprego, mais qualidade de vida!

No evento, a socióloga Heloísa de Souza Martins, ex-diretora técnica do Dieese, e Almino Afonso, ex-ministro do Trabalho, receberão o troféu José Martinez.

O troféu é um símbolo de resistência e uma homenagem ao jovem sapateiro José Martinez, assassinado por soldados na greve geral que paralisou São Paulo em 9 de julho de 1917.

Também haverá homenagens in memoriam a companheiros que deixaram importantes legados ao movimento sindical e à classe trabalhadora.

Será na Rua Cardoso de Almeida, 1.843, bairro do Sumaré, São Paulo, com início às 9h. Participe!

Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes