Aprovação de crédito para carros cresce

Jornal da Tarde

A aprovação de crédito para o financiamento de automóveis e comerciais leves novos cresceu após as medidas de incentivo baixadas pelo governo, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Segundo o presidente da entidade, Flávio Meneghetti, antes das medidas, entre 30% e 35% dos pedidos de financiamento eram aprovados. Agora, a média está entre 45% e 55%. No entanto, segundo Meneghetti, a aprovação de crédito para o financiamento de motos “segue sofrível” e fica entre 10% e 15% do total de pedidos.

O pacote de incentivo ao setor teve um impacto de 13% a 14% no financiamento de automóveis e comerciais leves. O presidente da Fenabrave disse que os emplacamentos diários médios somaram 12.477 em maio, mas cresceram para entre 13 mil e 14 mil entre o fim do mês passado e o início de junho. Na última semana de maio, as vendas aceleraram 25%.

Os estoques nas concessionárias, mantido o ritmo de comercialização, devem chegar aos níveis normais em 60 dias – o normal é um estoque de 25 a 30 dias, mas chegou a 45 dias no período anterior ao pacote. “Apuramos com duas empresas e já caíram para 33 dias”, disse o executivo.
Imposto maior
O presidente da Fenabrave comemorou o anúncio do aumento de impostos sobre motos importadas anunciado pelo governo na semana passada, medida que deve atingir principalmente os modelos abaixo de 50 cilindradas importadas da China. “Esses modelos são uma concorrência desleal para as nacionais”, criticou.

Em relação a caminhões, a Fenabrave avalia que crédito não falta, mas as vendas patinam, principalmente por conta do cenário de estagnação da economia e a mudança dos padrões e de emissões de poluentes de Euro 3 para Euro 5, entre 2011 e 2012, que encareceram esses veículos.

Liderança
Com 59.484 veículos e uma participação de 21,67%, a Fiat liderou os emplacamentos de veículos e comerciais leves no mês de maio no País, de acordo com dados da Fenabrave.
A montadora de origem italiana foi seguida pela General Motors, com 54.780 unidades e 19,96% do mercado, e pela Volkswagen, com 54.337 veículos e comerciais leves emplacados no mês passado.

Entre os automóveis, a liderança foi do modelo Volkswagen Gol, com 99.284 unidades, seguido pelo Fiat Uno, com 92.864 unidades. O Fiat Strada foi o comercial leve mais vendido, e atingiu a marca de 9.868 unidades.