Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

BC precisa sair do modo acomodação

Os membros do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiram, nesta quarta-feira (1º de Fevereiro) pela manutenção da taxa Selic em 13,75% ao ano.

É uma insensibilidade social dos tecnocratas do Banco Central que precisam sair do “Modo Acomodação”, privilegiando os especuladores e rentistas, e, entrar, rapidamente, no “Modo Contestação”, direcionado a economia para o crescimento econômico e geração de empregos.

Taxa de juros em patamares estratosféricos é mais uma forma de apertar e asfixiar os trabalhadores e o setor produtivo.

O Banco Central perdeu uma ótima oportunidade para promover uma redução na taxa básica de juros, que poderia funcionar como um estímulo para a criação de novos empregos e para o aumento da produção no País.

Lamentamos profundamente que a produção, o crescimento e a geração de empregos sejam os grandes perdedores com esta decisão do Copom.

Os juros altos seguem na contramão da produção, do crédito e do consumo. Infelizmente, a decisão do Copom fortalece os obstáculos ao desenvolvimento com distribuição de renda do País.

Vale ressaltar que a Força Sindical tem propostas de geração de empregos dignos, aumento dos salários, proteção dos direitos trabalhistas, combate às desigualdades, proteções sociais e previdenciárias e a defesa da democracia.

São Paulo, 1º de fevereiro de 2023

Miguel Torres
presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes