Campanha Salarial: Mais assembleias nas fábricas nesta 6ª feira

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realiza nesta sexta-feira, dia 24, o segundo dia de assembleias em portas de fábrica para pressionar os patrões pelo reajuste salarial com aumento real. A ação será realizada em 40 empresas do grupo patronal 19-3 (veja abaixo) e vai envolver cerca de 21 mil trabalhadores. O presidente do Sindicato, Miguel Torres, reafirma que se até o final de outubro os patrões não apresentarem uma proposta digna, a categoria irá à greve. A data-base é 1º de novembro.

Nesta quarta-feira (22), o Sindicato realizou assembleias em 35 empresas do setor de autopeças, com cerca de 18 mil trabalhadores, para informar sobre o andamento das negociações e a falta de uma contraproposta. “Os trabalhadores estão mobilizados e manifestaram disposição de parar, pois estão ansiosos por um aumento salarial significativo”, afirma Miguel Torres.

Além do reajuste salarial, com aumento real, a categoria reivindica a valorização dos pisos, estabilidade do delegado sindical, redução da jornada de trabalho, fim das terceirizações, licença-maternidade de 180 dias, entre outros itens.

A Campanha Salarial 2014 é unificada; reúne 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado, representando cerca de 750 mil trabalhadores.

Grupo patronal 19-3
O Grupo 19-3 representa empresas dos setores de trefilação e laminação de metais ferrosos, equipamentos ferroviários e rodoviários, balanças, artefatos de metais não ferrosos, refrigeração, aquecimento e tratamento de ar, condutores elétricos, esquadrias e construções metálicas, artefatos de ferro.