O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes definiu um calendário de mobilização da Campanha Salarial, que envolve a realização de assembleias diárias nas fábricas e reuniões semanais por regiões da cidade. Ao mesmo tempo em que informa os trabalhadores sobre o andamento das negociações salariais, as assembleias também têm por objetivo intensificar a campanha pela redução da jornada de trabalho para 40h semanais, sem redução de salário, por meio da negociação direta com as empresas.
A luta pelas 40h visa ampliar os acordos por fábrica e pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de redução da jornada para 40h semanais, que está parado na Casa.
Assembleia nesta 5ª – Amanhã dia 3, às 7h, o presidente do Sindicato, Miguel Torres, participará da assembleia na empresa Cartec, na Av. Presidente Wilson, 2.805, Mooca. O secretário-geral, Arakém, estará às 7h na Aratell, na rua Cadiriri, 480, Mooca.
Reuniões regionais
A primeira reunião regional foi realizada no dia 28 de setembro, na zona norte da capital e reuniu cerca de 600 trabalhadores de várias empresas.
As próximas reuniões serão realizadas nas seguintes datas:
Zona sul: 3 de outubro, quinta-feira, às 18h, na Rua Galeno de Castro, 479, quadra de futebol São Caetano, Jurubatuba (atrás da Poly Vac).
Zona Oeste: 4 de outubro, sexta-feira, 18h, na Rua Faustolo, 1.586, Lapa (na Lanchonete e Restaurante Fortaleza).
Zona Leste: 11 de outubro, sexta-feira, 18h, no Sindicato, Rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Mogi das Cruzes: 18 de outubro, sexta-feira, 18h, na subsede do Sindicato em Mogi – rua Afonso Pena, 137, Vila Tietê.
Zona Leste: 25 de outubro, sexta-feira, 18h, na rua Sábado D´Angelo, 1.609, (Associação Vila Morganti).
Reivindicações
A pauta da Campanha Salarial tem como reivindicações principais o aumento real de salário, a valorização dos pisos, licença-maternidade de 180 dias pra toda a categoria, creche, entre outros. A data-base é 1º de novembro.