Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

CÂNCER DE PRÓSTATA

Artigo do médico urologista Fernando J. Lia C. Araújo, do Ambulatório Médico do Sindicato 

É o tumor maligno mais frequente nos homens com mais de 50 anos, perdendo apenas para os tumores de pele. Alguns dias atrás estivemos em Natal, no Rio Grande do Norte, onde se realizou o Congresso Brasileiro de Urologia, de onde trazemos aos leitores informações atualizadas sobre a doença. Trabalhos recentes mostram que nem todos os casos de tumores da próstata necessitam de tratamento, devendo ser apenas acompanhados.

Curiosamente, o câncer de próstata aparece com mais frequência nos países mais desenvolvidos, como Estados Unidos. A evolução é geralmente lenta, com um longo período de latência (o tumor pode levar até 15 anos para atingir 1 cm3), não dando sinais de sua presença nas fases iniciais, sendo descoberto pela elevação do PSA, e 75% dos casos ocorrem após os 65 anos de idade.

O diagnóstico definitivo desta doença é feito através de biópsia (retirada de fragmentos da próstata para exame), que é realizada quando houver alteração do PSA ou se o toque retal for suspeito. Esclarecemos que o PSA também pode estar alterado por causa de outras doenças da próstata, como Prostatite, aumento do tamanho da próstata em decorrência da idade, por exemplo, devendo o médico ter muito critério em sua avaliação, evitando assim a realização desnecessária da biópsia.

Para esclarecer e tranquilizar aqueles que procuram o Ambulatório para realizarem os exames preventivos, informamos que o PSA não se mantém estático ao longo da vida; há uma tendência a se elevar com o aumento da idade:
Até os 40 anos, o PSA deve ser normalmente entre 0 e 2,5
Dos 40 aos 49 anos, o PSA esperado é de no máximo 3,5
Dos 50 aos 59 anos, o PSA esperado é de no máximo 4,5
Dos 60 aos 69 anos, o PSA esperado é de no máximo 6,5
Não há um valor prédeterminado para o PSA normal após os 70 anos.