Com o presidente Lula, na Conclat 2026, Miguel Torres defende a redução da jornada e o fim da escala 6X1

Foto: Valter Campanato Agência Brasil/Agência Brasil

O presidente Miguel Torres (Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes), durante encontro com o presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília, 15 de abril de 2026, parabenizou os sindicatos de todo o País que mobilizaram os trabalhadores e trabalhadoras e realizaram mais uma histórica Marcha a Brasília, na Esplanada dos Ministérios, com mais de 20 mil pessoas, em defesa da pauta da classe trabalhadora e da redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, com o fim da escala 6X1.

“O projeto já está maduro para entrar em vigor. É mais tempo para a família, para a saúde, para o lazer, para estudar e para a pessoa”, disse Miguel Torres.

O presidente Lula disse que é necessária mobilização e pressão dos trabalhadores para aprovação da redução de jornada enviada ao Congresso Nacional e alertou que há grupos no Brasil de oposição que defendem reforma semelhante à que foi realizada na Argentina (que incluiu a possibilidade de aumento da jornada para 12 horas diárias de trabalho).

O coordenador do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz, explicou que a pauta de 68 reivindicações apresentada ao presidente Lula refere-se aos próximos cinco anos (2026-2030).

Texto: Val Gomes, com informações da Agência Brasil

Confira a fala de Miguel Torres no encontro com o presidente Lula na íntegra:

 

Pauta Conclat 2026