Diretor Luisinho com as delegadas Nair Goulart e Ruth, da Força Sindical |
A 102ª Conferência Internacional da OIT que se realiza em Genebra, na Suíça (de 5 a 20 de junho), vem demonstrando a preocupação do movimento sindical internacional com os ataques que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) tem sofrido, sobretudo dos empregadores, que tentam enfraquecer o papel da OIT quando questionam se os trabalhadores(as) devem ou não ter o direito a greve.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo Luís Carlos de Oliveira, que integra a delegação da Força Sindical na conferência, disse que na abertura do evento, no dia 5 de junho, o diretor geral da OIT, Guy Ryder, destacou a importância do trabalho decente e as normas do trabalho. “O nosso objetivo é fazer do trabalho decente um elemento central na elaboração de políticas e garantir uma justiça social mínima na economia mundial”, disse Ryder.
A conferência debate, entre outros temas, Emprego e Proteção Social no novo contexto demográfico, Desenvolvimento sustentável, Trabalho decente e empregos verdes e a Discussão recorrente sobre o objetivo estratégico do diálogo social com seguimento à Declaração da OIT sobre justiça social para uma globalização justa.
Os interessados poderão acompanhar a conferência pelo site www.ilo.org/ilc
– |