Diap comemora 30 anos ao lado dos trabalhadores

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) comemora nesta segunda (2) seus 30 anos. As três décadas, basicamente, são dedicadas a apoiar as matérias legislativas de interesse dos trabalhadores e a articular o sindicalismo com o Congresso Nacional.

Sessão solene aconteceu às 11h30 no plenário do Senado. Às 19 horas, será inaugurada a Galeria Histórica, na sede da entidade, com exposição de documentos e trabalhos.

Fundado em 19 de dezembro de 1983, é uma das principais referências do sindicalismo nacional. Produz estudos e publicações que orientam os dirigentes das entidades.

Seu primeiro diretor-técnico foi Ulisses Riedel, homem com formação no campo da esquerda e respeitado jurista. Teve papel fundamental na garantia dos direitos sociais e dos trabalhadores na Constituição de 1988.

“O movimento sindical reconhece muito a opinião do Diap. Sempre utiliza nossos trabalhos, e nossos estudos para se posicionar ante temas complexos, como a questão da terceirização. O Diap é uma referência no mundo do trabalho e em relação às demandas no Congresso Nacional”, afirma o assessor parlamentar Marcos Verlaine.

Um dos esforços do Diap é conectar o sindicalismo com a política partidária e institucional. “O movimento sindical ainda é pouco conectado com a política, os partidos. Tentamos mostrar que é preciso disputar e ter representantes no Congresso, que é onde são tomadas as grandes decisões, principalmente as que interessam à classe trabalhadora”, avalia.

Estrutura – O Diap é presidido por sindicalistas. Atualmente, é Celso Napolitano, da Federação dos Professores do Estado de São Paulo. A equipe técnica é enxuta: André Luís, Alysson Alves, Antônio Augusto de Queiroz, Iva Cristina, Marcos Verlaine, Neuriberg Dias, Ricardo Dias de Carvalho, Robson Lopes e Viviane Ponte Sena.

Endereço: SBS – Q – 1 – BL. K – Edifício Seguradoras – Salas 301 a 307
Telefones – (61) 3225.9704 e 3225.9150
Mais informações – www.diap.org.br