Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano assiste à palestra sobre economia

A Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano assistiu, no dia 12 de fevereiro, a uma palestra ministrada pelo economista José Osmair Polisel, o Jop, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, sobre temas como a conjuntura econômica do país, indicadores oficiais e negociações coletivas. A palestra aconteceu na sede do Sindicato e faz parte do trabalho permanente de qualificação da Diretoria – que buscaestar sempre preparada para compreender a situação econômica e principalmente para negociar com os patrões durante as Campanhas Salariais.

“O Jop é um excelente economista e, além de tudo, um amigo e companheiro que nos oferece informações fundamentais sobre assuntos de interesse dos trabalhadores. Ele nos passou dados atualizados sobre a economia brasileira, abordou assuntos como indicadores e fez projeções para 2015, que deve ser um ano difícil para todos, como, aliás, todos nós já percebemos. Estamos sempre preparados para a argumentação com os patrões no momento que for necessário, e este trabalho de qualificação faz parte da tradição do Sindicato de Suzano”, comenta o presidente Pedro Benites.

Na palestra, Jop fez uma apresentação com informações como taxas de juros, índices utilizados pelo Governo Federal para o cálculo da inflação, além de variáveis que influenciam a economia brasileira e a vida dos trabalhadores. Cada diretor recebeu uma pasta com toda a apresentação e material teórico para estudo posterior. A cada item abordado, o economista abria a palavra para perguntas e dúvidas dos diretores – que participaram de forma ativa.

De acordo com Benites, apesar do assunto da palestra ser bastante teórico e em alguns momentos complexo, Jop fez uma explanação didática e ilustrada com exemplos práticos do cotidiano vivido nas empresas, o que facilitou a compreensão de todos: “Além disso, os diretores vivem o dia-a-dia da categoria e das empresas, portanto sabem muito bem como está a situação na prática. Com a palestra, essas informações se unem ao conhecimento teórico e o resultado é uma formação sólida e muito importante para os dirigentes sindicais”, finaliza.

Por Marco Aurélio Sobreiro
Assessor de Imprensa