Fotos Jaelcio Santana |
O Centro de Educação Profissional do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo Eleno José Bezerra realizou na terça-feira (18), a cerimônia de colação de grau da primeira turma de formandos da escola. Quarenta alunos que concluíram os cursos técnicos de Automação Industrial e Manutenção Automotiva receberam os certificados de conclusão dos cursos das mãos do presidente da escola e do Sindicato, Miguel Torres; da vice-presidente do centro, Elza Costa Pereira; da diretora da escola, Lilian Machado; do coordenador pedagógico Dario de Paula Viana; dos professores Valdemar Garcia dos Santos e Eduardo Shiga.
O presidente Miguel Torres abriu a cerimônia falando da satisfação pela realização da formatura e das dificuldades enfrentadas até a chegada deste momento. “Foi uma luta não só de vocês (alunos), mas do Sindicato, que desde 2002 vem trabalhando para este dia acontecer.”
Em seguida, o secretário do Centro de Formação, e também do Sindicato, Arakém, leu os nomes dos formandos. O professor Dario disse que esta era “mais uma etapa vencida, e em função de vocês acredito que vamos trabalhar mais ainda”.
A diretora Lilian disse que foi com muito sacrifício e dificuldades que todos chegaram até aqui. “Cada um com sua batalha pessoal, encerramos uma etapa. Mas a aprendizagem é contínua; que todos continuem estudando e se qualificando”.
O professor Valdemar, que foi o patrono da turma de automação industrial, disse que os objetivos foram atingidos. “Passamos um pouco de conhecimento, que vocês possam exercer a profissão, mas não parem por aqui, tem muito coisa para se fazer, acreditem no seu potencial. Não parem de estudar.”
O professor Eduardo, patrono da turma de manutenção automotiva, falou da convivência e da preparação dos alunos para o mercado de trabalho e disse: “a base está plantada, cabe a cada um continuar”.
A vice-presidente Elza parabenizou alunos e professores, lembrando que “um não existe sem o outro” e falou da alegria em formar essa turma. “Este momento é de vitória, porque não foi fácil colocar a escola para funcionar. Vamos nos preparar para formar novas turmas e novos profissionais.”
Juramento- O juramento da turma de automação industrial foi lido pelo aluno Anderson Marques de Almeida, e o da turma de manutenção automotiva, pelo aluno Nivaldo Venkli. Na sequência, foi feita a entrega dos certificados e a aluna Suzana Araújo da Silva leu uma mensagem final, de agradecimento e valorização. “Todos fizeram o que estava ao seu alcance e deram o melhor de si, para se tornarem cada vez mais humanos, solidários e profissionais”.
O secretário Arakém desejou que o aprendizado traga sucesso e luz e possa transformar a vida de cada um.
Sindicalismo- Miguel Torres encerrou o evento falando do Sindicato, que está completando 80 anos de lutas e conquistas neste mês de dezembro, e da importância do sindicato na vida do trabalhador.
O presidente ressaltou a presença de diretores, coordenadores, assessores e funcionários do Sindicato no evento, para dizer que o trabalho não anda sozinho. “Por trás há pessoas fazendo acontecer. É o Sindicato que faz o país avançar, que faz com que os trabalhadores tenham seus direitos preservados”, e conclamou os alunos a participar da vida do seu sindicato, seja ele qual for, “porque é o sindicato que vai ajudá-los e são vocês que vão fortalecer a luta”.
Miguel lembrou que até 1963 não existia 13º salário; que até 1988, a jornada de trabalho no Brasil era de 48 horas semanais, que foi na Constituinte que foi conquistada a licença-maternidade de 120 dias, a licença paternidade de 5 dias. Falou da cesta básica e do convênio médico que as empresas fornecem. “São conquistas dos trabalhadores, e não dádiva dos patrões. As conquistas vêm da luta sindical, por isso, valorizem seus sindicatos”.
– Mesa: Dario, Lilian, Miguel Torres, Elza, profs. Valdemar e Eduardo
|
Nivaldo faz o juramento da turma de manutenção automotiva |
|
|
|
|
|
|