Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Evento alerta para perda de direitos dos trabalhadores no Brasil

Play Press Assessoria

Simpósio promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí abordou temas importantes que causam temor para a classe trabalhadora brasileira

Para aprofundar a discussão sobre o sindicalismo brasileiro, levando em conta a realidade do trabalho e as propostas de reformas apresentadas pelo Governo Federal, o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA), promoveu na sexta-feira (02/12) o 2° Seminário Internacional de Direito Sindical “Nenhum direito a menos – Na defesa dos direitos do trabalhador e da justiça do trabalho”. Na abertura do evento, o presidente do SINMGRA, Valcir Ascari, e o diretor jurídico, Edson Dorneles, falaram sobre a importância da existência da Justiça do Trabalho e dos sindicatos, salientando que os defensores da extinção destes organismos estão buscando fragilizar os trabalhadores nas relações com patrões e empresas.

– Os direitos sociais e previdenciários da categoria e de todos os trabalhadores brasileiros são sagrados. Nós estamos dispostos a evitar o desmonte da estrutura pública e proteger as conquistas trabalhistas obtidas com muito suor ao longo da história – lembrou Valcir Ascari.

O procurador-chefe do MPT-RS, Rogério Fleischamm, abordou o tema “Enfraquecimento do Estado: Efeitos para os Trabalhadores”, no qual falou que os cortes orçamentários sofridos pelo judiciário trabalhista em 2016 representam algo nunca visto na história republicana.

– A Justiça do Trabalho é garantidora dos direitos e deveres dos trabalhadores e jamais abrirá mão desta prerrogativa. Temos ciência de que exercemos uma atividade necessária e relevante, promovendo a paz e a justiça social, por meio do equilíbrio das relações entre capital e trabalho – afirmou Rogério Fleischmann.

O painelista ainda fez um alerta de que o enfraquecimento e o sucateamento da Justiça do Trabalho não é desejo da maior parte da população brasileira, cuja renda familiar situa-se na faixa inferior a dez salários mínimos. A juíza do trabalho e diretora da FEMARGS, Valdete Severo, abordou o tema “Direito do Trabalho em tempos de crise”, falando que o momento atual, no Brasil é ruim, tendo em vista que todos os dias uma nova notícia, um novo ataque é dirigido para a Justiça do Trabalho.

– Enquanto na Itália o desmanche quase completo do Direito do Trabalho já é uma realidade e na França está em vias de tornar-se, no Brasil ainda temos a chance de preservar alguns institutos importantes. Suprimir a Justiça do Trabalho representa retirar dos trabalhadores a possibilidade de exercício de sua cidadania, de exigência do respeito às normas constitucionais – alertou Valdete Severo.

Em nome da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), o advogado da entidade sindical, João Campanário expressou seu temor às reformas anunciadas pelo governo federal, que, na sua avaliação, tem como alvo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

– Mexer em direitos garantidos na CLT e apoiar a terceirização são atitudes do Governo Federal totalmente contrárias aos direitos da classe trabalhadora. A CNTM não aceita esta situação em hipótese alguma. Já vivemos um quadro lamentável de desemprego no país e isso será agravado com a concretização da ameaça aos direitos trabalhistas – destacou Campanário.

O último painelista a fazer uso da palavra foi o doutor em direito da Universidade Nacional de Buenos Aires, David Duarte, que teve como tema “La dificultad de amenizar la dimensión organizativa de la empresa y la dimensión institucional de la acción sindical”. David Duarte alertou que o governo argentino apoia a mudança do modelo produtivo que atenta contras as leis trabalhistas e sociais, desrespeitando os direitos da classe trabalhadora.

– O momento que passamos é crítico não apenas para a Argentina, mas para toda a América Latina. Vivemos uma situação de forte ataque aos trabalhadores e é preciso a união de todos para superar este quadro – afirmou David Duarte.

Além de sindicalistas e trabalhadores, o 2º Seminário Internacional de Direito Sindical foi prestigiado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Gravataí, Marcos Coimbra.