Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Força Sindical representará trabalhadores brasileiros em reunião dos BRICS

brics.

Nos dias 25 e 26 de janeiro, Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do ESP) e 1º secretário da Força Sindical, participará em Moscou, da reunião dos ministros do Trabalho do BRICS  sindical, bloco formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com a presença de representantes do movimento sindical do BRIC e OIT.

Serginho irá falar sobre o “Compromisso com o Desenvolvimento”, documento elaborado por representantes da classe trabalhadora e do setor empresarial, e que se compromete com o avanço do fortalecimento do sistema econômico produtivo, das condições e das relações de trabalho, por meio de medidas emergenciais que revertam as expectativas que ameaçam o presente e o futuro do Brasil.

No âmbito internacional, o dirigente reafirmará a importância do processo do BRICS, especialmente para os países em desenvolvimento e que as Centrais Sindicais dos países que compõem o BRICS devem estar representadas nos diversos grupos de trabalho, incluindo o Banco de Desenvolvimento do BRICS oficial, de forma a garantir que a dimensão da participação social no bloco seja fortalecida. Por meio da oficialização do BRICS Sindical, como um espaço laboral, também será possível formular propostas e compromissos sobre temas relacionados à proteção social e trabalho decente.

“Num cenário em que se destacam a interdependência global, abertura econômica e novas tecnologias, as relações entre capital e trabalho têm sofrido uma série de mudanças que precisam ser amplamente discutidas e avaliadas a fim de trazer ideias que possam melhorar esse processo. A globalização tem trazido vantagens para o desenvolvimento econômico, entretanto, impactos negativos em matéria de distribuição de renda, pobreza, desemprego, migração, informalidade e o ataque aos direitos da classe trabalhadora. Sob o pretexto de superar a crise econômica, por exemplo, a maioria dos países está fazendo investidas contra a organização sindical, direitos e conquistas dos trabalhadores. Nós, do movimento sindical brasileiro, estamos unidos e comprometidos com o fortalecimento da unidade de ação sindical, a luta pelo emprego, pela manutenção e ampliação dos direitos sociais e conquistas dos trabalhadores e da sociedade brasileira”, afirma Serginho.

Miguel Torres na Rússia
Em julho do ano passado, Miguel Torres, na época presidente em exercício da Força Sindical, participou em Ufá, na Rússia, do IV Fórum do Brics sindical, e, junto com dirigentes das centrais da Rússia, China, Índia e África do Sul, entregou a Declaração de Ufá ao presidente Vladimir Putin.