A direção da Força Sindical repudia o aumento da taxa de juros básicos anunciada na quarta, 4 de maio 2022, pelo Copom (Comitê de Política Econômica). O aumento da Taxa Selic de forma desastrosa é muito pouco eficaz no combate a inflação, encarece o crédito para consumo e investimentos, causa mais desemprego, queda de renda e prejudica os menos favorecidos economicamente. Aumentar a taxa é um equívoco econômico.
As entidades sindicais e os trabalhadores são contrários a mais este aumento da taxa Selic, para 12,75% a.a., patamar proibitivo e, infelizmente, uma das mais altas do mundo.  Com isso, concentra cada vez mais renda nas mãos de banqueiros e especuladores financeiros.
O aumento é mais uma forma de apertar e asfixiar economicamente os trabalhadores. É um aperto monetário nefasto para a classe trabalhadora. É importante ressaltar que juros em patamares estratosféricos sangram as divisas do País e inviabilizam o desenvolvimento e o investimento, consequentemente, a geração de empregos com mais renda.
Defendemos a imediata redução da taxa de juros, para que se possa investir mais em infraestrutura, políticas sociais como saúde, educação e habitação, assim como melhorar as condições de financiamento para o setor produtivo.
Queremos e lutamos por uma política orientada ao desenvolvimento, ao crescimento da economia e a valorização do trabalho, através da geração de empregos com salários dignos e melhores condições de trabalho.
Vamos continuar nossa luta por menos juros, mais empregos e direitos!
Miguel Torres – presidente da Força Sindical