FONTE: Assessoria de imprensa da Força Sindical CE
Várias entidades públicas e privadas em defesa da Saúde
e Segurança do Trabalhador
Sintepav-CE |
O Sindicato representante legítimo dos trabalhadores das obras de reforma do Estádio Plácido Aderaldo Castelo – Castelão, em Fortaleza (CE), esteve presente na manhã de ontem, 17 de agosto, para realizar um Ato Público desenvolvido pelo TST em todas as cidades sede na promoção de prevenção de acidentes com mortes ou invalidez nos trabalhos da construção civil.
Abrilhantaram o evento juntamente com os trabalhadores (1.500 hoje), o Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, o Ministro Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Oreste Dalazen, os presidentes do SINTEPAV/CE e da Força Sindical no Ceará, Raimundo Nonato Gomes; da COMSINDICAL/OAB, Thiago Pinheiro de Azevedo, da Comissão de Trabalho da OAB/CE, Harley Ximenes, o membro da COMSINDICAL/OAB Clóvis Renato Costa Farias, a Presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Maria Roseli Mendes de Alencar, o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho/PRT-7ª Região, Nicodemos Fabrício Maia, a Presidenta da AMATRA VII, Cristiane Diógenes, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego da SRTE/CE, Júlio Brizzi, advogados e autoridades, magistrados da Justiça do Trabalho, Procuradores Regionais e do Trabalho, representantes do CEREST/CE, o ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Careca (jogador dos mundiais de 78, 82 e 86), alguns jogadores dos times Ceará e Fortaleza e demais militantes na luta pela otimização da Saúde e Segurança nas relações de trabalho (mais de vinte e cinco instituições).
Para o Presidente do SINTEPAV-CE, Raimundo Nonato Gomes, o ato é de grande valia para os trabalhadores no Castelão. “Reconheço o empenho dos encarregados, dos trabalhadores, das empresas e do Poder Público, no sentido de evitar as ocorrências lastimáveis de acidentes do trabalho”, disse.
No Ceará, para satisfação dos construtores, governo, trabalhadores e sindicato, desde o início dos trabalhos até o momento (faltam por volta de três meses para a conclusão) não registramos nenhum acidente dentro do canteiro. Porém o Sr. Raimundo Nonato Gomes, presidente do SINTEPAV-CE, abriu seu discurso se dirigindo ao Presidente do TST, Sr. João Oreste Dalazen, solicitando a extensão do importante trabalho a outras obras, como Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco.
Muito embora no Castelão, tenhamos um número positivo na redução de acidentes, em outras obras como no Estádio Nacional em Brasília, já foram registrados 29 acidentes (3 em 2010, 16 em 2011 e, até o momento, 10 em 2012). Essa é uma preocupação nacional.
Para abrri o Evento, o humorista Lailtinho Brega. Após, o cantor cearense Raimundo Fagner discursou sobre a importância do evento e da prevenção de acidentes, cantou o Hino Nacional Brasileiro e em homenagem aos trabalhadores algumas de suas canções mais conhecidas.
Na ocasião, foi homenageado um trabalhador, que é um modelo no incentivo e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI), o qual recebeu uma camisa da seleção brasileira de futebol autografada pelo ex-jogador Careca, conjuntamente com materiais de informação sobre saúde e segurança do trabalhador, tais como as cartilhas da ANAMATRA, com os direitos dispostos em forma de quadrinhos, facilitando a compreensão para os trabalhadores. O material educativo foi, identicamente, repassado a todos os trabalhadores do Castelão.