Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Gravataí (RS): Trabalhadores demitidos da GM fazem denúncia no Ministério Público

O Sindicato não esta assistindo de braços cruzados o ataque da GM e sistemistas aos trabalhadores que paralisaram e fizeram a greve. No dia 12 de junho iremos de caravana até a  sede Estadual do Ministério Publico do Trabalho com os demitidos denunciar as represálias e demissões arbitrárias da montadora e das autopeças do CIAG. Vamos chamar a atenção dos meios de comunicação e da sociedade para a situação.

As demissões são uma punição para quem lutou por uma causa justa e decente, e um deve servir para instaurar o medo naqueles que não foram demitidos. A greve foi e é LEGAL. O plano das empresas do CIAG é desmoralizar o Sindicato e aterrorizar os trabalhadores.

Os demitidos estão afirmando que quando receberam o aviso prévio, algumas lideranças disseram que “a ordem é limpa a fábrica até o final do ano”. O clima psicológico é de insegurança.

A montadora e as empresas sistemistas estão descumprindo recomendação do TRT, da desembargadora e da procuradora do trabalho, que enfatizaram que não aceitariam represálias e demissões arbitrárias de grevistas. E ainda o mais grave é que a GM esta descumprindo o próprio acordo coletivo de trabalho, tanto a cláusula 24ª como a seção III do anexo.

Portanto vamos dar um basta as demissões no dia 12 de junho, as 10h, a concentração é na sede do sindicato. Todos os demitidos que passaram no sindicato confirmaram a presença, porém tem aqueles com menos de 1 ano que não recebem a rescisão no sindicato, avise seu colegas, entre em contato com o sindicato.

Não às represálias e demissões arbitrárias!

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí