Indústria faturou mais em maio.

Faturamento da indústria volta a subir em maio, diz CNI

Em abril, houve recuo de 4,9%, mas em maio faturamento subiu 2,1%.
No acumulado deste ano, faturamento teve expansão de 12,5%.

Alexandro Martello, de Brasília

Após registrar queda de 4,9% em abril deste ano, o faturamento da indústria voltou a crescer em maio, quando avançou 2,1% frente ao mês anterior, informou nesta quinta-feira (8) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Com esse aumento, o faturamento ultrapassou o nível pré-crise (setembro de 2008) em 2,3%”, informou a entidade por meio dos “Indicadores Industriais”. Nos cinco primeiros meses deste ano, o faturamento da indústria registrou forte crescimento de 12,5%, segundo números da CNI.

De acordo com a Confederação, o emprego industrial também avançou no mês retrasado, quando cresceu 0,4% na comparação com abril. De acordo com a CNI, o emprego industrial acumula 10 meses seguidos de expansão. “O emprego se destaca pela persistência”, avaliou a entidade. Nos cinco primeiros meses deste ano, o emprego cresceu 3,9%.

saiba mais
 
Emprego na indústria em maio é o maior desde 2004, mostra IBGE As horas trabalhadas, indicador relacionado com o nível de produção da indústria, também registraram crescimento em maio, quando houve uma expansão de 1% contra abril deste ano. De janeiro a maio de 2010, o indicador acumula uma expansão de 7,5%.

Já o nível de uso do parque da indústria (conhecida como utilização da capacidade instalada) somou 82,3% em maio deste ano, informou a CNI, com queda de 0,5 ponto percentual frente a abril deste ano (82,8%). “Com essa queda, a UCI voltou a ficar em patamar inferior ao registrado no período pré-crise”, informou a CNI.