Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Ipea promove 1ª Conferência do Desenvolvimento

Folder da 1ª Conferência

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) realizará de 24 a 26 de novembro, em Brasília – DF, a 1ª Conferência do Desenvolvimento, evento que contará com as presenças do presidente Lula na solenidade de abertura e da presidente eleita, Dilma Rousseff, no encerramento.

As centrais sindicais promoverão, nos marcos da Conferência, uma mesa sobre as propostas condensadas na Agenda da Classe Trabalhadora pelo Desenvolvimento com Soberania, Democracia e Valorização do Trabalho, aprovada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora – Assembleia, realizada no Estádio do Pacaembú, São Paulo – SP, em 1º de junho deste ano.

A 1ª Conferência será um grande evento. Aberta à participação social, reunirá dirigentes e técnicos do IPEA, acadêmicos e autoridades políticas e governamentais de todas as regiões do País, além de represetantes do movimentos sindical e outros movimentos sociais. O recinto de reuniões será montado em plena Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

O Ipea tem cumprido um importante papel no sentido de se aprofundar no tema sobre o desenvolvimento do Brasil. O objetivo do Instituto presidido por Márcio Pochmann é conhecer a fundo seu povo e sua situação socioeconômica, formulando políticas públicas eficazes para desenvolver o País. Há 46 anos o Ipea produz pesquisas e informações, promovendo debates que dão base a formulação de políticas públicas por parte do governo federal.

A 1ª Conferência do Desenvolvimento terá nove painéis temáticos sobre desenvolvimento, 88 oficinas do desenvolvimento e 50 lançamentos de livros. O principal objetivo do Ipea é criar um espaço nacional de debates em Brasília no momento que o país volta a discutir planejamento e estratégias de desenvolvimento.

Além dos painéis temáticos e oficinas, a Conferência também terá vídeos, instalações, projeções e palestras. Sete eixos temáticos do desenvolvimento definidos pelo Ipea nortearão as exposições: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; e sustentabilidade ambiental.

Três tipos de atividades dividirão a programação: painéis (palestras e debates mais abrangentes, no plenário da conferência); oficinas do desenvolvimento (exposições e mesas de debate realizadas em salas de aula dentro da conferência); e desenvolvimento cultural (apresentações de experiências de desenvolvimento do ponto de vista da cultura).

A Força Sindical estará presente em todas as atividades da Conferência. Segundo João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da central, “é importante que os sindicatos, federações e confederações de trabalhadores, assim como dirigentes estaduais e nacionais da central participem da Conferência, pois o tema do desenvolvimento está na orgem do dia e o movimento sindical deve ser protagonista na luta para que todo o povo seja beneficiado pelo desenvolvimento nacional, através de políticas de distribuição de renda, de geração de empregos decentes, melhorias na educação, saúde e na infraestrutura do País”.

Serviço – A conferência tem entrada franca, e as inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário no sítio www.ipea.gov.br/code.

Por Marcos Perioto, economista da Força Sindical
www.fsindical.org.br