“Getúlio Vargas criou esta pasta e, nesse dia, fez-se um divisor de águas. Getúlio continua vivo neste Brasil que comemora 80 anos do Ministério do Trabalho e que elegeu seu primeiro presidente operário”, diz o ministro
Foto: Renato Alves
Lupi discursa na abertura do seminário
Rio de Janeiro, 25/11/2010 – Superação. Foi este o termo usado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ao participar nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro, da abertura do seminário de 80 Anos do MTE. Tomando como referência um grupo de jovens portadores de necessidades especiais e que compõem o Coral Cria, que fez uma bonita apresentação, disse que o país está dando certo e que, por conta da força da mão-de-obra trabalhadora, conseguiu superar a crise financeira internacional. Ao falar para a platéia composta de autoridades, convidados e representantes do MTE, Lupi fez questão de mencionar as conquistas de Getúlio Vargas.
“Vocês são a superação do Brasil que está dando certo. O Ministério do Trabalho está fazendo 80 anos. Em 1930, Getúlio Vargas assinou o decreto que criou esta pasta e, nesse dia, fez-se um divisor de águas. Dois anos depois, criou a CLT. Getúlio continua vivo nesse Brasil que hoje comemora 80 anos do Ministério do Trabalho e que elegeu seu primeiro presidente operário”, disse, emocionado.
O Secretário Municipal de Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, Augusto Ribeiro, fez questão de enaltecer o papel do Ministério do Trabalho, principalmente no que se refere a criação de empregos com carteira assinada. “O MTE possibilitou que o trabalhador brasileiro fosse resgatado. Em 2010, qualificamos mais de 10 mil trabalhadores no Rio de Janeiro. Portanto, é uma parceria que não queremos encerrar”, disse, referindo-se aos programas de qualificação social implementados pelo MTE no Rio de Janeiro.
Seminário – O Museu da República, local onde acontece o seminário de 80 anos do Ministério do Trabalho, contou com uma agenda bem diferente na manhã desta quinta-feira (25). Vários participantes tiveram a oportunidade de ouvir o Coral Creia: formado por pessoas portadoras de necessidades especiais, apresentou canções que emocionaram a platéia.
Ainda nesta manhã, foi lançado o selo em comemoração aos 80 anos do MTE e o livro “Mercado de Trabalho Brasileiro”, com informações sobre o mercado formal nos últimos 15 anos. “Na hora da crise, quem segurou o mercado interno que sustenta a economia foi o trabalhador. Essas categorias tiveram aumento acima da inflação”, destacou Lupi. “O MTE é protagonista, pois sem o trabalhador não há ação”, completou.
Durante o evento, também foi lançada a edição especial da Revista Trabalho: 80 anos de MTE.
Clique aqui para saber mais sobre os 80 anos do MTE.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br