Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Metalúrgicos fazem protesto por Marielle Franco na Zona Leste de SP

Por G1 SP, São Paulo

Metalúrgicos fazem protesto por Marielle Franco em SP

Metalúrgicos fazem protesto por Marielle Franco em SP

A Força Sindical e o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizam nesta segunda-feira (19) um ato em repúdio ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista, Anderson Gomes. O protesto, que começou às 06h30, começou na Rua São Leopoldo, no Belenzinho, Zona Leste de São Paulo. Por volta de 08h10, os manifestantes caminharam para o viaduto Guadalajara, que está totalmente interditado.

Os sindicalistas distruibuíram uma fita preta para cada trabalhador em homenagem às vítimas. Neste domingo (18), houve protesto por Marielle na Avenida Paulista, o segundo na via em homenagem à vereadora.

Também neste domingo, a cantora Katy Perry homenageou a vereadora Marielle e Anderson durante show na Praça da Apoteose, no Centro do Rio. Uma foto de Marielle foi projetada em um telão e a artista norte-americana recebeu a irmã e a filha da vereadora no palco. Após abraçá-las, Katy ficou entre as duas e pediu um momento de silêncio para homenagear a parlamentar.

Em São Paulo, Mano Brown e Liniker fizeram um show surpresa no Capão Redondo, na Zona Sul. Durante a apresentação dos músicos, que estarão no Lollapalooza 2018, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem à vereadora Marielle.

Marielle foi morta a tiros na noite de quarta-feira (14) no Centro do Rio. A principal hipótese da polícia é de execução. Veja o que se sabe sobre o caso:

Morte

A vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) foi morta a tiros na noite de quarta-feira (14) no centro da cidade. O motorista do carro, Anderson Pedro Gomes, também morreu. A principal hipótese da polícia é de execução. Veja o que se sabe sobre o caso:

  • Por volta das 19h, Marielle chega à Casa das Pretas, na Rua dos Inválidos, na Lapa, para mediar um debate promovido pelo Psol com jovens negras.
  • Segundo imagens obtidas pela polícia, um Cobalt com placa de Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, está parado próximo ao local. Quando Marielle chega, um homem sai do carro e fala ao celular.
  • Por volta das 21h, Marielle deixa a Casa das Pretas com uma assessora e Anderson. Pouco depois, um Cobalt também sai e segue o carro de Marielle.
  • No meio do trajeto, um outro carro, de características ainda não divulgadas, se junta ao Cobalt na perseguição ao veículo de Marielle.
  • Por volta das 21h30, na Rua Joaquim Paralhes, no Estácio, um veículos emparelha com o carro de Marielle e faz 13 disparos: 9 acertam a lataria e 4, o vidro.
  • Marielle e Anderson são baleados e morrem.
  • A vereadora foi atingida por 4 tiros na cabeça.
  • Anderson levou ao menos 3 tiros nas costas.
  • A assessora é atingidas por estilhaços, levada a um hospital e liberada.
  • A arma foi uma pistola 9 mm, e os tiros foram disparados a uma distância de 2 metros.
  • A munição pertencia a um lote vendido para a Polícia Federal de Brasília em 2006. A polícia recuperou 9 cápsulas no local do crime.
  • Ministro da Segurança diz que balas foram roubadas na sede dos Correios na Paraíba, anos atrás.
  • O lote é o mesmo de parte das balas utilizadas na maior chacina do estado de São Paulo, em 2015, e também nos assassinatos de 5 pessoas em guerras de facções de traficantes em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.
  • Para a polícia, os assassinos observaram Marielle antes do crime, porque sabiam exatamente a posição dela dentro do carro. A vereadora estava sentada no banco traseiro – algo que não costumava fazer – e o veículo tem vidros escurecidos.
  • A polícia acredita que o carro dela foi perseguido por cerca de 4 km.
  • Os criminosos fugiram sem levar nada.
  • Até o momento, a polícia ouviu duas testemunhas: a assessora de Marielle e uma segunda, não identificada.
  • A polícia já tem imagens de câmeras de segurança.
Mulheres prestam homenagem à Marielle Franco (Foto: Reprodução/GloboNews)

Mulheres prestam homenagem à Marielle Franco (Foto: Reprodução/GloboNews)

 Katy Perry abraça filha de Marielle Franco enquanto foto da vereadora é projetada em telão no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo) Katy Perry abraça filha de Marielle Franco enquanto foto da vereadora é projetada em telão no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)

Katy Perry abraça filha de Marielle Franco enquanto foto da vereadora é projetada em telão no Rio (Foto: Reprodução/TV Globo)