Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Ministro do Trabalho fala no 14º Encimesp e valoriza cipeiros


Plateia participativa, formada por 250 cipeiras e cipeiros metalúrgicos


O 14º Encontro de Cipeiros Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes (Encimesp) prosseguiu nesta sexta-feira, 29 de agosto,
 com palestra sobre “O trabalho como determinante no processo saúde-doença”, dada pela socióloga Ana Claudia Moreira Cardoso, e a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que valorizou o evento e considerou a atividade fundamental na construção do movimento sindical e do processo de politização dos trabalhadores.

“As Cipas – disse – são uma conquista dos trabalhadores, porque eles podem, por um processo de eleição direta, eleger representantes responsáveis pela preservação da saúde e da segurança”.

O ministro falou também sobre geração de empregos, mas que é preciso estar voltado também para outras questões. “Só pleno emprego não resolve os problemas se não vier acompanhado de melhores condições de trabalho e melhores salários. Hoje temos aumento real, que balizam os acordos coletivos, mas temos muita gente sem carteira assinada, na informalidade, sem nenhuma proteção social e previdenciária. Uma das metas de desafios do ministério é lutar pela formalização do emprego”, afirmou.

Manoel Dias disse que o Ministério do Trabalho vem, desde o regime militar, perdendo sua importância, mas este é o ministério mais importante do governo. “A principal função do estado é gerar emprego e cuidar desse emprego. O Brasil ainda é um país com maior separação social e econômica. Temos milhões de brasileiros que precisam ser resgatados”, disse, acrescentando, que a educação é o principal instrumento de mudança. “Ela é o remédio para todos os males, como saúde precária, falta de higiene etc. A medida que há conhecimento, a pessoa não aceita mais viver sob certas condições. Sem conhecimento o povo não sabe dos seus direitos e aceita tudo”.

O ministro ressaltou que nada existe sem a participação do trabalhador. “Ninguém dá nada pra ninguém, se conquista. O trabalhador tem que participar do sindicato ativamente. Essa é uma grande escola e vocês estão vendo a força que têm na formulação das idéias e os avanços só ocorrem na medida em que vocês participam. As Cipas são o resultado político de cada um que participa, pois representam cidadania, ativismo. Que saiamos dessa reunião com mais conhecimento e mais solidários, principal virtude e necessidade dos trabalhadores do mundo todo. Esta solidariedade é fundamental na construção de um mundo melhor”, finalizou.

O secretário-geral da Força Sindical, Juruna, também presente no encontro, ressaltou que a prevenção é que garante a saúde. “A prevenção começa em casa, no bairro, com saneamento básico. É preciso eleger representantes das Cipas nas fábricas, que ajudem nesse processo. A saúde no local de trabalho é uma tarefa tanto nosso como do Ministério do Trabalho”, disse.

O diretor Luisinho, coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, agradeceu pela presença do ministro, disse que o plenário é composto por cipeiros e técnicos de segurança no trabalho, que é um trabalho de aproximação que o Sindicato faz para debater a realidade do trabalho, e entregou a ele um documento, elaborado em parceria com o Dieese, que aborda a relação saúde-doença, como entender esse processo e acabar com as doenças e os acidentes de trabalho.

Neste segundo dia de trabalho, antes da palestra, os trabalhadores responderam o que entendiam sobre saúde-doença e as respostas formaram um mural na mesa de trabalho.


Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias

Diretor Luisinho entrega ao Ministro documento do Encimesp sobre relação saúde-doença

Palestra com Ana Claudia Moreira Cardoso, socióloga e professora da escola Dieese

Expressiva participação dos cipeiros metalúrgicos

Cipeiros participam com perguntas

Grupos de debate

Luisinho organiza mural com respostas dos cipeiros sobre a relação saúde-doença

Mural de respostas

Ana Claudia lê respostas

Ana Claudia junto aos trabalhadores no auditório

Juruna, secretário-geral da Força Sindical


Palestra com a socióloga Luciana

Matéria anterior: Abertura do 14º Encimesp

Acesse a Galeria de fotos no site do Sindicato e confira mais imagens do primeiro e do segundo dia do encontro.