Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Minuto de silêncio em memória das vítimas de acidentes

Jaélcio Santana

Manifestantes fazem minuto de silêncio

Na primeira etapa de atividades do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28 de Abril), os manifestantes de diversas categorias da Força Sindical (metalúrgicos, químicos, trabalhadores em edifícios, comerciários, trabalhadores na alimentação e da construção civil) se concentraram no auditório do Palácio do Trabalhador para ouvir as mensagens de solidariedade dos dirigentes sindicais à luta por ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros.

Os manifestantes fizeram um minuto de silêncio e depois seguiram em passeata pelo centro de São Paulo para uma manifestação conjunta com categorias de outras centrais sindicais em repúdio à falta de segurança no trabalho e pelo fim dos acidentes graves e fatais.

28 de Abril

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho surgiu em razão de um acidente ocorrido nos Estados Unidos em 1969. A OIT, desde 2003, defende nesta data uma reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, o Dia foi instituído em 2005. No País, segundo dados de 2011, foram registrados 771.164 acidentes do trabalho, 14.811 incapacidades permanentes e 2.884 mortes no trabalho.

Mensagens

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes , da CNTM  e vice-presidente da Força Sindical: “os patrões não investem em equipamentos de segurança e colocam em risco o maior patrimônio: os trabalhadores.Vamos fazer uma grande reflexão sobre o que devemos fazer para melhorar os ambientes de trabalho e exigir que os governos também entrem nesta briga. As famílias precisam ter mais tranquilidade”.  


Deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, presidente da Força Sindical:
“A luta por melhorias no ambiente de trabalho torna-se mais difícil pelo fato de os setores empresariais conservadores tentam acabar com os direitos trabalhistas. Nosso contraponto é avançar a pauta trabalhista e conquistar, por exemplo, a redução da jornada de trabalho, que, além de garantir mais qualidade de vida e mais salário, irá diminuir os acidentes de trabalho”.


Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, coordenador do Departamento de Saúde e Segurança:
“o movimento unitário de diversas categorias e das centrais sindicais fortalece as ações contra as mortes no trabalho e as doenças profissionais que, infelizmente, apesar dos avanços, continuam ocorrendo”.  

João Carlos Gonçalves, o Juruna, diretor do Sindicato e secretário-geral da Força Sindical: “o movimento sindical brasileiro surgiu exatamente da necessidade de solidariedade às famílias dos trabalhadores mortos em acidentes de trabalho. E hoje, quem vai nos socorrer? Não podemos esperar apenas as ações de fiscalização e medidas dos governos. Precisamos ter sindicatos fortes, que atuem com prioridade nas questões de saúde e segurança, organizando os trabalhadores nos locais de trabalho para que tenham uma ação consciente e permanente e lutam com os dirigentes sindicais pelo fim das condições inseguras”.  

Jaélcio Santana

Fizeram parte da mesa: Miguel Torres, Paulinho, Elza Pereira, Luisinho e Medeiros