Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

21 de Abril – Dia Nacional dos Metalúrgicos

O patrono da categoria metalúrgica é o herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em 12 de novembro de 1746 e morto em 21 de abril de 1792.

A escolha do patrono aconteceu em 1956, na 1ª Conferência Nacional dos Metalúrgicos, realizada em Volta Redonda/RJ, onde foi instalada a Usina de Volta Redonda, a primeira usina siderúrgica do Brasil. Esta data também foi escolhida como Dia Nacional dos Metalúrgicos.

Pedro Américo, pintor consagrado do século 19, criou a obra-prima Tiradentes Supliciado, também conhecida por Tiradentes Esquartejado: uma pintura histórica na qual o artista pretendeu oferecer à opinião pública um “espetáculo próprio para tornar patente a hediondez da barbaria humana, no tempo em que viveu, cheio de angélicas esperanças e heroicas ilusões patrióticas, o mártir de cuja grandeza moral ainda alguns duvidam”.

Tiradentes foi enforcado e esquartejado por defender ideais que iam contra os interesses dos poderosos da época. Temos ainda um Brasil muito desigual, com exploração, exclusão e constantes ataques aos direitos da classe trabalhadora. Mas a luta por um Brasil desenvolvido e um futuro melhor para toda a população, com saúde, emprego e renda, não para!