Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Alimentação saudável é fundamental para a prevenção de doenças

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Além do estímulo para a realização de auto exames, exames de rastreamento, as questões relacionadas ao estilo de vida também devem ser abordadas e são de extrema importância.

Agência Internacional de Pesquisas em Câncer estima que cerca de 25% dos tumores de mama ao redor do mundo sejam decorrentes de obesidade e sedentarismo, dois fatores frequentemente coexistentes e indissociáveis.

A obesidade é uma doença que vem crescendo mundialmente. Aqui no Brasil, dados da OMS de 2020 mostram que 55% da população brasileira está sobrepeso e 19% está obesa.

É importante ressaltar que o excesso de peso é fator de risco para várias doenças como: Diabetes tipo II – Hipertensão arterial – Doenças Cardiovasculares – Problemas Cardíacos – Doenças Gastrointestinais (Gastrite, Refluxo, Azia etc.) – Problemas Articulares devido ao excesso de peso.

É importante lembrar que cuidar do nosso corpo e da nossa imagem não é apenas um fator estético, e sim da melhora da nossa saúde como um todo. Os nossos hábitos alimentares são fatores determinantes para evitarmos doenças e termos uma vida mais longa e com melhor qualidade.

A alimentação saudável é fundamental para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, bem como de outras doenças. A dieta equilibrada inclui a ingestão de frutas, verduras e legumes, oleaginosase gorduras boas e a limitação e/ou restrição aos alimentos processados e ultra processados, industrializados, farinhas refinadas, açúcares, doces, óleos e frituras.

Controlar o peso corporal e evitar o sobrepeso e obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco da mulher desenvolver câncer de mama.

Portanto, o Outubro Rosa deve servir de reflexão para mudanças de hábitos que apresentam benefícios para sua saúde e que vão muito além da estética. O planejamento alimentar é um dos pilares para o tratamento da obesidade e das doenças relacionadas ao excesso de peso e à má alimentação.

Aqui no Ambulatório Médico do Sindicato dos Metalúrgicos (Centro de Referência e Atenção à Saúde da Família Metalúrgica) você irá encontrar nutricionista, que é o profissional especializado e qualificado para te acompanhar em todo esse processo.

Milena Sugai
Nutricionista
CRN23136

Centro de Referência e Atenção à Saúde da Família Metalúrgica:
Telefones:
Agendamento de consultas médicas – 3388-1115

Agendamento de consultas odontológicas – 3388-1190