Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

OUTUBRO ROSA

Comemorar o Outubro Rosa é de extrema importância, porque cuidar da saúde e prevenir, não só o câncer de mama, mas também outras doenças, pode nos garantir melhor qualidade de vida e longevidade. Quanto mais nos cuidarmos, mais e melhor viveremos.

Focar na saúde da mulher tem sido uma preocupação mundial. Desde a emancipação, que é a luta pela igualdade de direitos, nós mulheres passamos a assumir diferentes papéis e diferentes tarefas em nossa sociedade.

Hoje somos mães, esposas, trabalhadoras, donas de casa e essa sobrecarga, somada à oscilação hormonal, violência às vezes vivida e batalha diária contra preconceitos, pode gerar problemas de saúde física e/ou problemas de saúde mental.

Quando não estamos bem, nosso corpo começa a emitir sinais, tais como: noites mal dormidas, insônia, dores de cabeça, dores no corpo, perda ou ganho de peso e a maneira mais segura de entendermos o que está acontecendo conosco é a procura de profissionais qualificados.

O médico clínico ou os médicos, de uma maneira geral, são os profissionais que estão preparados para realizar diagnósticos, solicitar e interpretar exames e encaminhar o paciente para outros profissionais, caso seja necessário.

Muitas vezes problemas físicos podem estar relacionados a problemas de saúde mental, a problemas psicológicos; e o encaminhamento para o profissional especializado, como o Psicólogo por exemplo, poderá colaborar muito no tratamento do paciente.

O Psicólogo tem como primeira função escutar o relato do paciente, identificar as dificuldades nas situações relatadas e construir alternativas junto com este.

Através da criação de uma atmosfera de confiança, num ambiente seguro, livre de julgamentos, o Psicólogo propiciará a autodescoberta do paciente, a compreensão sobre as suas dificuldades e a forma como este se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

É importante ressaltar que nem toda pessoa sobrecarregada irá adoecer e é importante não ignorar os sinais de desconforto que nosso corpo emite.

Procurar ajuda especializada para o cuidado da saúde e prevenção de doenças é fundamental e no Ambulatório Médico do Sindicato dos Metalúrgicos (Centro de Referência e Atenção à Saúde da Família Metalúrgica), na Rua do Carmo, centro de São Paulo, existem profissionais capacitados (médicos de várias especialidades, inclusive psicóloga e nutricionista) que poderão colaborar com o paciente nesta jornada de cuidados.

MARIA SILVIA CHADDAD YAMIN FERNANDES
Psicóloga

Centro de Referência e Atenção à Saúde da Família Metalúrgica:
Telefones:
Agendamento de consultas médicas – 3388-1115

Agendamento de consultas odontológicas – 3388-1190