Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Unidade metalúrgica avança na definição de ações conjuntas pelos direitos

14 de setembro será Dia Nacional de Luta, Manifestações
e Greves pelos Direitos

fotos paulo segura

Reunidos nesta sexta-feira (11), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi, representantes de entidades sindicais metalúrgicas de várias bases aprovaram um calendário de ações conjuntas em defesa dos direitos e de resistência à aplicação da legislação trabalhista (reforma) aprovada no Congresso Nacional.

O calendário estabelece o lançamento da “unidade metalúrgica” no próximo dia 22 e uma reunião mais ampla com entidades representantes de outras categorias ligadas à indústria; a realização de um dia nacional de luta do setor metalúrgico, em 14 de março, e uma plenária ampliada, do setor metalúrgico com outras categorias em 29 de setembro.

“A unidade de ação é fundamental para o processo de resistência. Não estamos pensando apenas na categoria metalúrgica, mas em toda a classe trabalhadora aviltada por estas reformas. Temos que pensar no desenvolvimento econômico para a retomada do crescimento do País, geração de emprego e renda”, afirmou Miguel Torres,a presidente do Sindicato e da CNTM.

As ações vão coincidir com o andamento das campanhas salariais dos metalúrgicos, e também de outras categorias, neste segundo semestre. As entidades assumiram o compromisso de apoio mútuo às campanhas para o enfrentamento das negociações e a garantia da renovação das convenções coletivas de trabalho com todos os direitos e benefícios.

As entidades estão elaborando publicações conjuntas a serem distribuídas aos trabalhadores nas bases, falando da importância dessa unidade do setor, da luta de resistência pelos direitos, destacando pontos da reforma trabalhista que prejudicam os trabalhadores e tiram o poder de negociação dos sindicatos, único instrumento de defesa dos interesses e dos direitos da classe trabalhadora, e convocando para as manifestações e greves que serão realizadas.

Entidades participantes
Participaram da reunião
CNTM/Força Sindical
CNM/CUT
Federação Democrática dos Metalúrgicos de Minas Gerais
FEM/CUT
FemetalMinas
FITMETAL/CTB
Intersindical
CSP/Conlutas
Sindicatos Metalúrgicos de: São Paulo/Mogi das Cruzes, ABC, Osasco, Guarulhos, Campinas, Jaguariúna, Santo André/Mauá, São José dos Campos, Limeira, São João Del Rei, Itajubá/Paraisópolis, Santos, Carlos Barbosa, Itatiba e Betim
Marcos Verlaine, analista político do Diap;
João Guilherme Vargas Neto, consultor sindical

Matéria anterior