Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Regulamento da 5ª Copa de Futebol de Campo dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes

REALIZAÇÃO: SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO E MOGI DAS CRUZES

Este campeonato tem por finalidade a integração e confraternização dos atletas na prática esportiva, é destinado a todos os sindicalizados pertencentes ao SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO E MOGI DAS CRUZES e será realizado em parceria com a FORÇA SINDICAL.

Parágrafo Único: As equipes poderão participar da 5ª Copa dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes por meio da apresentação dos seguintes documentos:

1) Relação nominal, contendo nome, data de nascimento e n° de RG, N° SÓCIO SINDICATO, com até 25 atletas, 1 treinador e 1 massagista (opcional).

2) Comprovação de filiação ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Se comprovado qualquer tipo de irregularidade na documentação de inscrição e identificação, será desclassificado o atleta irregular.

Cada jogador poderá participar de apenas uma equipe. A dupla inscrição acarretará na eliminação do atleta, estando as equipes sujeitas à punição após comprovados os fatos.

Disposições Gerais

Art. 1°: O presente regulamento é o conjunto de normas que regem a 5ª Copa dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, campeonato disputado na modalidade de futebol de campo no ano de  2013. A equipe que desrespeitar  qualquer das normas neste ato descritas poderá ser eliminada da competição, quando da comprovação da violação.

Art. 2°: Todas as equipes participantes da copa de 2013 serão consideradas presumidamente cientes de todas as disposições deste regulamento.

Art. 3°: Poderão inscrever-se todos os sindicalizados filiados ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Art. 4°: Todas decisões administrativas e disciplinares serão tomadas e decididas pela junta disciplinar, formada de acordo com disposição conjunta dos responsáveis pela organização e realização da 5ª Copa dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

Art.5°: Além  deste Regulamento, regerão disciplinar e administrativamente a copa, os dispositivos  do código Brasileiro de Disciplina do  Futebol  (CBDF) e demais disposições acerca do assunto (F.P.F)

CAPÍTULO I: Dos Recursos

Art 6° :  Caberá direito à interposição de recursos contra irregularidades  observadas  durante a  realização dos jogos, sempre que uma equipe comprovar o não cumprimento deste regulamento  por outra equipe. Cabendo à interessada a COLETA E APRESENTAÇÃO de todas as provas, sendo o recurso julgado pela comissão disciplinar devidamente composta de acordo com disposição dos responsáveis pela organização e realização da copa, em procedimento sumário.

§ 1°As penalidades a serem aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva e pela comissão julgadora, a ser designada, serão em grau crescente de gravidade:

1. Advertência;

2. Perda de Pontos;

3. Perda de Pontos e/ou Vantagens conquistadas;

4. Suspensão por jogos ou prazo determinado;

5. Eliminação;

Obs: não será necessária a aplicação gradual das penalidades acima descritas, podendo a equipe ou o atleta incidir na de maior gravidade de acordo com a conduta apurada.

Art. 7°:  A equipe que interpor recurso, terá 24 horas, após protocolado, para apresentar as provas correspondentes às alegações apresentadas.

§1° Esgotado o prazo de que trata o caput deste artigo, a Comissão Organizadora julgará o recurso interposto como improcedente, por conta da ausência de provas do alegado.

CAPITULO II : Das Inscrições

Art. 8°: Cada equipe deverá inscrever previamente para a primeira Fase da Copa, no mínimo 15  e no máximo 25 atletas por meio de relação nominal por escrito, sendo vedada qualquer alteração, troca ou complementação posterior, salvo permissão motivada concedida pelo Comitê Dirigente.

Art. 9°: Os atletas deverão identificar-se ao mesário antes do início de cada partida, através da apresentação do comprovante de filiação ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, não serão aceitos quaisquer outros documentos de identificação, que não seja apto a comprovar o vínculo entre o atleta e o Sindicato.

§ 1° Caso seja constatado, ou haja suspeitas de irregularidades no documento de comprovação de filiação, será solicitada a apresentação  dos documentos de identificação do atleta, tais como o  R.G. original do atleta suspeito à comissão organizadora da Copa NO PRAZO DE 24 HORAS APÓS A REALIZAÇÃO DA PARTIDA. CASO SEJA COMPROVADA ALGUMA IRREGULARIDADE,  A EQUIPE ESTARÁ AUTOMATICAMENTE  ELIMINADA  DA COMPETIÇÃO.

Art. 10°: Poderão permanecer no banco de reservas, durante a realização das partidas, os atletas inscritos como reservas, um técnico e um massagista devendo estar todos uniformizados e identificados na súmula de jogo.

Art. 11:  SERÃO PERMITIDAS  QUANTAS  SUBSTITUIÇÕES, SE FIZEREM NECESSÁRIAS DURANTE AS PARTIDAS.

§ 1° NÃO SERÁ PERTIMIDO O RETORNO DO ATLETA SUBSTITUÍDO AO CAMPO DE JOGO.

CAPITULO III:  Da Forma de Disputa.

Atribuição de pontos da Copa:

VITÓRIA: 3 PONTOS

EMPATE : 1 PONTO

DERROTA: 0 PONTO

CAPITULO IV: Da Classificação.

Art 12:  Em jogo único, apurar-se-ão as equipes vencedoras, que passarão as fase da competição

§ 1° Os critérios de classificação serão divulgados à todas equipes participantes juntamente com a formação de grupos e tabelas da Copa.

§ 2° A decisão do título será disputada pelas equipes vencedoras da Fase Semi e Final, em jogo único.

§ 3° Na primeira fase da Copa, as equipes serão divididas em  grupos e jogarão entre si dentro de cada grupo, em turno único de disputa.

Art. 13:  Caso ocorra empate no total de pontos ganhos ao final de cada fase entre duas ou  mais equipes  serão adotados  sucessivamente os seguintes critérios  de desempate:

a) confronto direto  (entre as equipes envolvidas na classificação).  maior número de vitórias;

b) maior número de gols pró;

c) maior  saldo de gols;

d) menor número de gols sofridos;

e) equipe mais disciplinada;

f) número de cartões vermelhos;

g) número de cartões amarelos;

h) sorteio

Art 14: A PARTIR DA SEGUNDA FASE OS JOGOS SERÃO DE CARÁTER ELIMINATÓRIO NA MELHOR DE DUAS PARTIDAS, (IDA E VOLTA).

A PARTIR DA SEGUNDA FASE O MANDANTE  SERA A EQUIPE MELHOR CLASSIFICADA NA PONTUAÇÃO DA FASE ANTERIOR

O PRIMEIRO JOGO  FORA E O SEGUNDO (A VOLTA  EM CASA )

§ 1° EM CASO DE EMPATE NO TEMPO NORMAL DE JOGO SERÁ ADOTADO O CRITÉRIO DA COBRANÇA DE PENALIDADES MÁXIMAS. CONFORME NORMAS ESTABELECIDAS PELA FPF / CBDF. SERÃO COBRADOS 05 PENALTES ALTERNADOS ATÉ SE CONHECER UM VENCEDOR.

Art.15°: Em todas as fases de disputa da Copa, o tempo de jogo será de 35 X 35 minutos, com 10 minutos de intervalo, exceto na FINAL, cujo tempo será de 40 X 40 minutos, com intervalo de 10 minutos.

Art.16:  Haverá tolerância de 15 minutos APÓS O HORARIO ESTABELECIDO NA

TABELA – caso  jogo anterior atrase  a equipe do próximo jogo deverá estar pronta e trocada para realização do seu jogo

Art.17: A equipe que não comparecer no horário determinado para a partida será considerada perdedora por WO, considerando-se o resultado como sendo de  3 X 0 (uma a zero), a favor da equipe presente estando sujeita a equipe que não comparecer  a outras penalidades a serem decididas pela comissão organizadora oportunamente.

Art. 18: A EQUIPE QUE DEIXAR DE COMPARECER  AOS JOGOS POR DUAS VEZES (W.O) ESTARÁ ELIMINADA DA COMPETIÇÃO,SENDO QUE OS RESULTADOS DOS JOGOS  DA EQUIPE DEVERÃO SER SEMPRE DE 3 X 0  Três Zero )  A FAVOR  DAS EQUIPES  ADVERSÁRIAS.(ou seja igualando todos os resultados dos adversários desta  equipe).

Art.19: HAVENDO COINCIDÊNCIA DE CORES OU MODELOS NOS UNIFORMES DAS EQUIPES, CABERÁ À EQUIPE QUE SE ENCONTRAR À ESQUERDA DA TABELA A TROCA DE UNIFORMES, OU DE OUTRA FORMA CONFORME ACORDO CELEBRADO ENTRE AS EQUIPES.

§ 1°: NÃO HAVENDO ACORDO OU SOLUÇÃO PARA REALIZAÇÃO  DA PARTIDA, SERÁ DECLARADA PERDEDORA. PELO PLACAR DE  1 X O (um a zero) A FAVOR DO SEU ADVERSÁRIO, A EQUIPE À ESQUERDA DA TABELA.

Art. 20: CADA EQUIPE DEVERÁ APRESENTAR À MESA DO REPRESENTANTE DA PARTIDA UMA BOLA EM CONDIÇÕES DE JOGO.

CAPITULO V:  Da Disciplina.

Art. 21: O atleta  que receber  2 CARTÕES AMARELOS , estará  suspenso da próxima  partida de sua Equipe.

Art. 22: O atleta que receber CARTÃO VERMELHO estará suspenso da   próxima partida  de  sua equipe.

Art. 23: O atleta que receber cartão vermelho por duas vezes estará  suspenso por duas partidas e assim sucessivamente.

Art 24: A agressão física contra árbitros, assistentes, delegados, dirigentes e coordenadores da 5° COPA DOS METALÚRGICOS DE SÃO PAULO E MOGI DAS CRUZES, importará na eliminação do agressor e de sua equipe, do CAMPEONATO DE 2012, isto aplica-se, também, a todos os membros da equipe.

Art 25:  A EQUIPE  QUE USAR DE ARTIFÍCIOS COMO, USAR ATLETAS  NÃO INSCRITOS OU IRREGULARES, FALSIFICAR DOCUMENTOS DE ATLETAS OU DIRETORES,PARA LUDIBRIAR OU ADQUIRIR VANTAGENS INDEVIDAS, SERÁ ELIMINADA, NÃO CABENDO RECURSOS.

Art. 26 – SERÁ OBRIGATÓRIO O USO DE CANELEIRAS POR TODOS OS ATLETAS. CASO NÃO O FAÇA, PODERÁ SER PUNIDO EM CONFORMIDADE COM O DISPOSTO NA LEGISLAÇAO ESPORTIVA, QUAL SEJA, APRESENTAÇÃO AO ATLETA DO CARTÃO AMARELO PELO ÁRBITRO, SE O ATLETA PERSISTIR EM DESOBEDECER Á ORDEM SERÁ EXPULSO DA PARTIDA.

CAPITULO VI : Das Premiações

Art. 27: SERÃO OFERECIDOS TROFÉUS E MEDALHAS PARA:

CAMPEÃO;

VICE-CAMPEÃO;

TERCEIRO COLOCADO;

EQUIPE  MAIS DISCIPLINADA  (FAIR-PLAY);

ARTILHEIRO DA COPA;

MELHOR GOLEIRO.

§ 1° Além da premiação acima mencionada receberão, as equipes participantes uma premiação em dinheiro, distribuída da seguinte maneira:

Campeão: R$ 7.000,00 (Sete mil reais)

Vice – Campeão: R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais)

CAPITULO VII : Das Disposições Finais.

A COMISSÃO ORGANIZADORA NÃO SE RESPONSABILIZA POR  ACIDENTES, ROUBOS OU FURTOS QUE POSSAM OCORRER ANTES, DURANTE OU APÓS AS PARTIDAS.

Durante a partida todos os portões de acesso ao campo estarão trancados.

A equipe que por qualquer motivo injustificado, for responsável pelo encerramento da partida será considerada perdedora por 1 X 0 (um a zero) salvo se estiver perdendo por placar superior.

Se, devido ao mau tempo ou outro motivo, a partida for interrompida, o resultado será mantido se houver decorrido 2/3 do tempo regulamentar. Caso contrário a partida terá continuidade em dia e hora determinados pela Comissão Organizadora.

O não comparecimento ao campo de jogo do número mínimo de 07 atletas exigido pelo presente regulamento, com a documentação em ordem e devidamente uniformizados, caracterizará o W.O.

As interpretações e casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora  da 5ª Copa dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

As torcidas não devem se esquecer que a competição é uma forma de confraternização e integração entre os sindicalizados. Se comprovadas irregularidades nas torcidas, durante a realização das partidas, será a equipe correspondente punidas nos termos das apurações feitas pela comissão organizadora e julgadora desta competição.

Agradecemos a todos os participantes e desejamos muito sucesso, lazer e diversão, com paz  e muita alegria. Juntos, somos a Força e unidos venceremos. Sempre em busca de dias melhores para a nossa categoria. Uma feliz Copa à nossa Família Metalúrgica!