Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Segurança e saúde do trabalhador são avaliadas pela Agenda Bahia do Trabalho Decente

A segurança e a saúde do trabalhador do serviço público do estado da Bahia, que integram o plano de ação do eixo ‘Serviço Público’ da Agenda Bahia do Trabalho Decente, foram avaliadas, na quinta-feira (28), durante reunião realizada na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  Neste modelo de encontro, em formato de oficina, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), coordenadora da Agenda Bahia, já avaliou quatro eixos – ‘Trabalho Doméstico’, ‘Promoção da Igualdade das Pessoas com Deficiência (PcD)’, ‘Saúde e Segurança do Trabalhador’ e ‘Erradicação do Trabalho Infantil’.

Segundo a coordenadora estadual da Agenda Bahia, Patrícia Lima, o encontro “é uma estratégia de monitoramento, que reúne os atores do mundo do trabalho relacionados a cada um dos eixos prioritários. Queremos ver como eles observam e avaliam os impactos das ações e, como elas podem alcançar os resultados por nós esperados”.

Sistematização

De acordo com o coordenador do eixo ‘Serviço Público’, Eduardo Bandeira, o plano de ação em construção para o Programa Bahia do Trabalho Decente (PBTD) foi iniciado em 2012. “Reunimos as propostas e, no ano seguinte, conseguimos sistematizá-las. Em dezembro de 2013, o plano de ação foi publicado no Diário Oficial do Estado. Agora, estamos detalhando cada sub-eixo em especial. Tratamos o da ‘Valorização’, passamos pelo da ‘Profissionalização’ e estamos no da ‘Segurança e Saúde do Servidor’”.

Eixos prioritários

Criada em 2007 pelo Governo do Estado, a Agenda Bahia do Trabalho Decente tem nove eixos prioritários – ‘Erradicação do trabalho infantil’, ‘Erradicação do trabalho escravo’, ‘Trabalho doméstico’, ‘Juventude’, ‘Serviço público’, ‘Promoção da igualdade de gênero e raça’, Promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD)’, ‘Empregos verdes’ e ‘Segurança e saúde do trabalhador’. No dia a dia, a Agenda Bahia desenvolve atividades por meio de Câmaras Temáticas, coordenadas por Secretarias Estaduais que cuidam de cada um dos eixos prioritários.