Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Semana de Saúde do Trabalhador completa 35 anos

FONTE: Espaço da Cidadania

A 1ª Semsat foi um marco na história das lutas do movimento sindical com o lema “Saúde não se Troca por Dinheiro”

A 1ª Semsat foi um marco na história das lutas do movimento sindical com o lema “Saúde não se Troca por Dinheiro”, apontava-se para a necessidade da atenção à Saúde dos Trabalhadores pelo Estado e alertava para o perigoso desrespeito as condições de trabalho e vida em troca de poucos benefícios econômicos.

Desta Semana de Saúde do Trabalhador surgiu a proposta da criação de uma entidade intersindical que subsidiasse os sindicatos com informações sobre as causas de adoecimentos e mortes relacionadas ao trabalho. Assim, em 1980, era criado o DIESAT, primeiro órgão intersindical brasileiro a se dedicar às questões relacionadas á Saúde do Trabalhador, experiência esta que seria modelo para outras entidades em diversos países.

Foram 16 edições das SEMSATs, sendo o DIESAT o responsável pela organização e mobilização dos trabalhadores em torno dos debates e lutas pela garantia da saúde e da melhoria das condições de trabalho, pautadas nos encontros.

Nestes 35 anos, os temas das SEMSATs enfocam assuntos emblemáticos e que fazem parte das grandes preocupações do movimento sindical e social, sendo o Trabalho Insalubre, as Condições do Trabalho da Mulher, o Trabalho Infantil, os Problemas Relacionados a Fiscalização e Atenção à Saúde Pública, a Legislação Trabalhista e Previdência, as Questões Ambientais e os Agravos a Saúde causados pela Introdução de Novas Tecnologias, Nanotecnologia e a Saúde dos Trabalhadores, Assédio Moral e Saúde Mental. Apesar de serem todos temas ainda atuais, sabemos que conquistamos avanços quer através de modificações na Legislação, quer na inserção do movimento sindical nos espaços do Controle Social, quer na disseminação destes debates a outros atores sociais.