Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicalistas defendem NR12 em reunião com Ministro


Reunião das centrais sindicais no Ministério do Trabalho e Emprego

As centrais sindicais reuniram-se no dia 9 de julho com o ministro do Trabalho Manoel Dias para novamente debater a NR12, norma regulamentadora que define critérios de proteção ao trabalhador em atividades com a utilização de máquinas.

“A NR12 vem sofrendo críticas da Confederação Nacional da Indústria, porque a norma exige a adequação das máquinas existentes no parque industrial. Os empresários alegam que o custo de adequação vai inviabilizar os investimentos na produção e, com este argumento, eles têm procurado o Ministro pedindo a suspensão da norma”, diz o diretor Luis Carlos de Oliveira, o Luisinho, do Departamento de Saúde e Segurança do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Vale lembrar que o ministro Mantega pretende divulgar um “pacote de bondades” para o setor empresarial, com possibilidade de incluir a suspensão das multas aplicadas pelo Ministério às empresas que não cumprem a norma.

“Não podemos abrir mão de punições a empresários que desrespeitam a cidadania do trabalhador e negligenciam uma norma vigente, acordada de forma tripartite. Isto é prevaricar com uma intenção eleitoreira”, afirma Luisinho.

Números
Segundo dados do CAT (comunicação de acidente de trabalho), de 2011 a 2013, ocorreram com máquinas 172.115 mil acidentes, que representam 10.710 mil amputações, 26.010 fraturas e 358 óbitos.