Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato acompanha oficina sobre nanotecnologia

Jaelcio Santana

Transmissão on-line

O Sindicato participou na manhã desta quinta-feira (28), de uma Oficina sobre Nanotecnologia que foi transmitida on line da Tunísia para diversas entidades do Brasil. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi foi uma delas.

O diretor Luisinho, coordenador do Departamento de Segurança e Saúde do Sindicato, diretores, coordenadores e assessores e o técnico do Dieese, Altair, acompanharam o evento, do 13º andar do Palácio do Trabalhador.

O objetivo da oficina foi discutir os impactos da nanotecnologia sobre a produção, o meio ambiente, consumidores e, principalmente, os trabalhadores, que lidam e convivem com novas tecnologias em todos os ambientes de trabalho.

O evento foi organizado pela Renanosoma – Rede de Pesquisa e Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, com coordenação de Paulo Martins, da Rede, e participação de professores da Universidade de Pernambuco e da Universidade de Direito da Unisinos, do Rio Grande do Sul.

O que é – A nanotecnologia é anunciada como uma nova revolução tecnológica que deve atingir todos os aspectos da sociedade. Trata-se da possibilidade de se trabalhar com matéria para fins científicos ou industriais. Na escala do nanômetro, 1 nanômetro equivale a 1 bilionésimo do metro. Um fio de cabelo, por exemplo, tem entre 50 mil e 100 mil nanômetros.

Na escala nano, as propriedades dos elementos podem mudar muito: elementos estáveis pode se tornar reativos; materiais seguros podem se tornar tóxicos; elementos podem mudar de cor e materiais isolantes podem se tornar condutores. Daí a necessidade de se estudar seus efeitos sobre a saúde e o meio ambiente.

Sindicatos se articulam para tentar se aproximar de jovens