Duas reuniões preparatórias da campanha salarial 2023 já foram realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes. No dia 11 de agosto na subsede de Mogi das Cruzes e no dia 12 na sede em São Paulo, com expressiva participação de centenas de metalúrgicos, debates e encaminhamento de propostas para a pauta de reivindicações que será entregue aos patrões para o início das negociações.
Para avaliar este início de campanha, dentro do contexto atual da conjuntura política-econômica-social do País, falar sobre o andamento da divulgação nas fábricas do Jornal O Metalúrgico e planejar as próximas mobilizações da categoria, incluindo a realização do Encontro de Cipeiros Metalúrgicos, a diretoria do Sindicato reuniu-se nesta segunda, 14 de agosto, na sede do Sindicato.
Nossa data-base é 1º de novembro, e a antecipação da mobilização fortalece desde já a categoria e o Sindicato nas negociações. Vale lembrar que a campanha salarial é unificada, reúne 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando mais de 700 mil metalúrgicos no Estado de São Paulo.
Vamos à luta pelo reajuste salarial, com aumento real, pela manutenção e ampliação das conquistas anteriores da Convenção Coletiva de Trabalho, por cláusulas específicas para as mulheres metalúrgicas, inclusive para reafirmar a Lei da Igualdade Salarial entre mulheres e homens (sancionada pelo presidente Lula), pela redução da jornada de trabalho, sem redução salarial, e pelo aumento da sindicalização, entre outras reivindicações econômicas e sociais muito importantes para a Família Metalúrgica.