Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Sindicato celebra 90 anos com mensagens históricas e sorteio para sócios

Miguel Torres, presidente do Sindicato, da Força Sindical e da CNTM, destacou as lutas dos pioneiros do sindicalismo brasileiro e do Sindicato pela conquista de inúmeros direitos e benefícios

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo foi fundado em 27 de dezembro de 1932. Para celebrar este momento histórico, foi realizado antecipadamente no sábado, 10 de dezembro, um ato na sede da entidade, Rua Galvão Bueno, Liberdade.

O evento contou com a participação de dirigentes sindicais, música ao vivo, distribuição de calendário histórico produzido pelo Centro de Memória Sindical, folder com um breve resumo da história de lutas e conquistas do Sindicato, exposição de fotos e, já no final, um sorteio de 23 prêmios encerrando a Campanha de Sindicalização Premiada para os sócios e sócias presentes, entre eles, 2 scooters e 1 carro HB20.

Presente ao evento, foi homenageado com uma placa, por sua histórica contribuição, o companheiro Luiz Antonio de Medeiros, diretor do Sindicato e ex-presidente do Sindicato e ex-presidente da Força Sindical. O outro homenageado foi o Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, deputado federal, diretor do Sindicato e ex-presidente do Sindicato e da Força Sindical.

Participaram Antonio Rogério Magri, ex-ministro do Trabalho, ex-presidente do Sindicato dos Eletricitários e atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Educação Física; Josileide de Oliveira, diretora do do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de SP; Jeferson Caproni, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo; Mônica Veloso, vice-presidente da CNTM e vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; Danilo Pereira, presidente da Força Sindical SP; Gilberto Almazan, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco; João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical; Eunice Cabral, presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo; Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo; Luiz Gonçalves, Luizinho, presidente da NCST SP; Ricardo Pereira de Oliveira, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos; Antônio Alves dos Santos, vice-presidente administrativo do Sindicato dos Vigilantes de São Paulo; Jorge Carlos de Morais, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; José Luiz de Oliveira, tesoureiro-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes; e Valdemar Andrade, representante patronal, entre outras lideranças.

Exposição de fotos históricas do Sindicato

Bruno na percussão e voz e Luizinho no violão, teclados e voz

Miguel Torres, Arakém, José Luiz e Medeiros

Momento de cantar o Hino Nacional

Jorge Carlos de Morais, o Arakém, secretário-geral do Sindicato

Mensagem do Arakém:

“Bom dia, companheiros e companheiras. Obrigado pela presença de vocês neste importante evento. A história de 90 anos do Sindicato é uma das páginas mais importantes do movimento sindical brasileiro e para o desenvolvimento do País. É a história do trabalhador brasileiro.

Passa pela construção e pelo crescimento da indústria do Brasil, pela conquistas salariais e das convenções coletivas para os trabalhadores e suas famílias e pelas ações de resistência contra as mais diversas crises econômicas, sociais e políticas.

O Sindicato foi fundado em 27 de dezembro de 1932. Desde o início, o Sindicato lutou por melhores salários, por direitos, por melhores condições de vida e de trabalho para a categoria, por mais empregos, e contra o arrocho salarial e o alto custo de vida.

Contribuímos com a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), da licença-maternidade e do 13º salário e com as conquistas do repouso semanal remunerado, do pagamento dos salários nos feriados e de inúmeros outros direitos e benefícios.

Tudo com muitas lutas e greves e muita resistência contra a repressão. Participamos das inúmeras lutas contra o golpe e a ditadura militar iniciada em 1964. Participamos e realizamos atos para exigir Diretas Já. Conquistamos a redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais. O Sindicato também teve expressiva participação nas conquistas sociais da Constituição Cidadã de 1988. Conquistamos a regulamentação da PLR – Participação nos Lucros ou Resultados.

Participamos e organizamos as Conferências da Classe Trabalhadora e as Marchas a Brasília. A Marcha do ano 2.000, por exemplo, foi pela recuperação das perdas do FGTS e pelo aumento do salário mínimo. De 2004 a 2009 foram realizadas outras marchas da classe trabalhadora, cuja principal conquista foi a política de valorização do Salário Mínimo.

Fizemos greves por melhores salários e inúmeros atos pela redução da jornada de trabalho, contra os juros altos, pela correção da tabela do Imposto de Renda, por reajuste digno para os aposentados, pela pauta trabalhista e pelo trabalho decente.

Na história mais recente do País, lutamos contra as propostas nefastas das reformas Trabalhista e Previdenciária. Com a crise sanitária causada pela pandemia da covid, conquistamos o auxílio emergencial de R$ 600 reais e o programa de proteção ao emprego e à renda e fizemos inúmeras campanhas de incentivo à vacinação para todos.

Participamos e realizamos diversas ações em defesa da Democracia e dos Direitos, contra os ataques às conquistas da classe trabalhadora, contra a fome, o desemprego, o alto custo de vida e a exclusão social.

O Sindicato, assim como nos anos anteriores, conquistou neste ano, para a categoria metalúrgica: o reajuste salarial, o abono e a renovação dos direitos da Convenção Coletiva de Trabalho. Estamos agora, com presença do presidente do Sindicato, da CNTM e da Força Sindical, Miguel Torres, no Grupo Trabalho, participando da transição de governo: Em defesa do fortalecimento do Ministério do Trabalho; da PEC da Responsabilidade Social; e das 63 prioridades da Conclat 2022 (Conferência da Classe Trabalhadora), que as centrais debateram e aprovaram no início deste ano.

Nós temos muito orgulho de ser metalúrgicos e de celebrar os 90 anos de lutas e conquistas do Sindicato. Por isto, parabéns Família Metalúrgica! A nossa luta não para, a nossa história só está começando…Vamos unidos vencer os desafios e conquistar muito mais! A luta faz a lei!”.

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical e diretor do Sindicato

Juruna citou os presidentes do Sindicato ao longo destes 90 anos:
1932 – 1934 – presidentes RODOLFO MANTOVANI e VICENTE GUGLIELMO
1935 – 1936 – presidente BERNARDINO DA SILVA
1936 – 1937 – presidentes JOÃO NEGRO FILHO e ARMANDO SUFFREDINI
1937 – 1939 – presidentes SALVADOR DE LUTTIS
1939 – INTERVENÇÃO DO MTIC – Interventor OCTÁVIO VILLAÇA
Presidente ARMANDO PIOVESAN
1939 – 1942 – presidentes Vicente Guglielmo e JOSÉ SANCHES DURAN
1942 – 1944 – presidente ALBERTINO JOSÉ COSTA FILHO
1944 – 46 – presidente CARLOS GARCIA
1946 – 1951 – presidente MÁRIO SOBRAL
1951 – 1953 – presidente JOAQUIM FERREIRA
1953 – 1955 – presidente REMO FORLI
1955 – 1957 – presidente FORTUNATO MARTINELLI
1957 – 1963 – presidente REMO FORLI
*AFFONSO DELLELIS foi empossado em outubro de 1963, preso 2 meses depois, libertado em janeiro de 64…Mas não reassumiu*
1965 – 1987 – presidente JOAQUIM DOS SANTOS ANDRADE
1987 – 1997 – Presidente LUIZ ANTONIO DE MEDEIROS
1997 – 2001 – Presidente PAULO PEREIRA DA SILVA
2001 – 2005- Presidentes RAMIRO DE JESUS PINTO e PAULO PEREIRA DA SILVA
2003 – 2008 – presidente ELENO JOSÉ BEZERRA
2008 – 2022 presidente MIGUEL EDUARDO TORRES (até 31.07.2025)

Magri

Josileide

Antônio Santos

Caproni

Valdemar Andrade

Medeiros

Diretores Tadeu Morais, Geraldino dos Santos e José Luiz, Clarisvaldo Almeida (CPD) e Carolina Maria Ruy (jornalista e coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical)

Danilo Pereira

Gilberto Almazan

Ricardo

Eunice

Mônica

Luizinho

Ricardo Patah, presidente da UGT

Miguel Torres

Miguel Torres, em sua mensagem, lembrou que antes da fundação do Sindicato, em 1932, no final do século 19, por volta de 1896, os metalúrgicos já se organizavam para exigir melhores condições de trabalho.

Depois tivemos em 1917, em São Paulo, a primeira greve geral, cuja maior conquista foi a organização da classe operária. Depois tivemos a conquista da CLT e como mostra a história todas as conquistas de direitos e benefícios passaram pela luta do movimento sindical, sempre com a atuante presença dos metalúrgicos: refeitório, cesta-básica, 13º salário, férias, 1/3 de férias, licenças maternidade e paternidade, adicional de hora-extra, periculosidade, pagamento salarial até o dia 5, direitos da Convenção Coletiva.

Em 1961, o Sindicato fez uma grande greve. Apesar das prisões, o governo cedeu e no ano seguinte sancionou a lei que regulamentou o 13º salário.

Miguel Torres também lembrou da conquista da jornada de 48 horas semanais e da conquista, em 1985, da jornada de 44 horas. “É preciso valorizar a nossa história de lutas e conquistas, os pioneiros, os fundadores, todos os presidentes e suas diretorias, os companheiros que lutaram contra os regimes autoritários, os que deram sangue e perderam suas vidas pela liberdade e por justiça e os que continuaram a luta por melhores condições de vida, salário e trabalho para a categoria metalúrgica. Temos agora o desafio de em 2023, com um novo governo federal e um novo Congresso, fazer avançar a pauta da classe trabalhadora aprovada na Conclat 2022 e conquistar muito mais para a categoria e a classe operária em geral. A luta faz a lei”.

Áudio com mensagem do presidente Miguel Torres. Clique na seta da faixa de áudio abaixo

Arakém e Zé Luiz

Sócios e sócias do Sindicato presentes ao ato histórico

Início dos sorteios com Arakém e Zé Luiz

Diretores Carlão e Pereira

Diretora Ester

Sorteados:

Luan Henrique Gonçalves do Prado – Elgin – hospedagem no Clube de Campo de Mogi
Mauro Anacorelo Correa – Schioppa – hospedagem no Clube de Campo de Mogi
Luanny Pereira Rocha Vitor – GM – hospedagem no Clube de Campo de Mogi

José Carlos da Silva – Stamptec – hospedagem no Centro de Lazer Praia Grande
Maria José da Silva – Arcoir – hospedagem no Centro de Lazer Praia Grande
Marcos Vinícius Gonçalves da Silva – GM – hospedagem no Centro de Lazer Praia Grande

Valmir Barros Silva – Dormer – sanduicheira
Welington Ricardo Oliveira da Silva – AGCO – sanduicheira
Shirlei Cristina Caetano da Silva – GM – sanduicheira

Bruno Torres de Oliveira – GM – bicicleta
Welington Ricardo Oliveira da Silva – AGCO – bicicleta
Carlos Alberto de Oliveira – GM – bicicleta

Pedro Brito de Santana – Dormer – batedeira
Fábio Silva de Oliveira – AGCO – batedeira

Anselmo Mendes de Souza – Lorenzetti – fritadeira
Lilian Quirino Pereira dos Santos – Stamptec – fritadeira

Josemir Roseno dos Santos – Serv Metais – liquidificador
Maurício Bezerra da Silva – Mamômetros Record – liquidificador

Alessandro Ramos de Oliveira – AGCO – smartphone
Rafael de Morais Cândido – AGCO – smartphone

Guilherme Rios da Silva Amorim – Randstad – scooter
Andressa Sheyla da Costa – GM – scooter

Robson Monreal Gomes – Stamptec – automóvel HB 20

Robson Monreal Gomes, da Stamptec, ganhador do automóvel HB20

 

Val Gomes – jornalista
Vander Tavares – arte e diagramação
Jaélcio Santana – fotografia
Colaboração – Alex Líder
10 de dezembro de 2022