Sindicato ganha mais uma ação trabalhista

Fotos Paulo Segura

Presidente Miguel Torres e Antonio com o cheque da indenização

O presidente Miguel Torres entregou na sexta-feira, 31, o cheque de mais um processo trabalhista ganho pelo Sindicato. A ação demorou quase 15 anos para ser concluída, mas foi vitoriosa para o companheiro Antonio Barbosa da Silva, 69 anos. “É uma satisfação ver o trabalhador ter seu direito reconhecido. Isso indica que estamos no caminho certo, mesmo que a luta seja difícil”, disse o presidente.

O processo foi aberto em 1997 contra a Peças de Automóveis Antunes, que foi à falência, e reivindicava o pagamento de direitos não recebidos na homologação. “Agora, vou poder ajudar meus filhos e ter uma poupancinha”, disse o ex-mecânico de manutenção industrial e eletricista de manutenção. Mesmo depois da firma falir, Antonio trabalhou em várias outras empresas.

Segundo ele, outros colegas de trabalho também entraram com processo contra a empresa e alguns já receberam a indenização, pelo Sindicato.

Antonio é sócio do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo há 29 anos. “Minha carteira é de 15 de outubro de 83, e até hoje sou sócio. Tenho tudo aqui, médicos, advogados. Conheço o Palácio do Trabalhador (sede da rua Galvão Bueno) desde a construção”, afirmou.

Antonio é aposentado e está encaminhando outro processo: o pedido de revisão da aposentadoria. O diretor do Departamento Jurídico do Sindicato, Cícero Mendonça, orientou Antonio sobre os procedimentos a serem feitos junto ao INSS para dar entrada no pedido de revisão e pediu a ele para trazer holerites da época em que trabalhou para anexar ao processo.


Mendonça com Antonio no Departamento Jurídico