Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Trabalhadores da Dana Holding aprovam termo que busca garantir empregos na empresa

Em assembléia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, colaboradores concordaram em ampliar a redução de jornada de trabalho e o percentual de desconto salarial

Em assembleia promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) na manhã de terça-feira (28/06), no ginásio José Carlos Bohrer, os colaboradores da unidade da Dana Holding no município aprovaram o termo aditivo ao acordo coletivo de trabalho específico do Programa de Proteção ao Emprego (PPE), aumentando em dois dias a redução da jornada de trabalho e, também, o percentual de redução do salário.

Desta forma, foi alterada a redução para alguns trabalhadores. No acordo celebrado em fevereiro, existiam dois grupos de redução da jornada (2 e 4 dias).Com o termo aditivo, passam a existir três grupos (2, 4 e 6 dias). Com o abono PPE o desconto salarial ficou definido em 4,17% para a redução de 2 dias trabalhados; 8,34% para a redução de 4 dias; e 12,50% para a redução de 6 dias.

Presente a assembleia, o presidente do SINMGRA, Valcir Ascari, ressaltou que a iniciativa busca garantir a estabilidade do emprego aos trabalhadores da Dana Holding, tendo em, vista a forte crise por que passa o setor automotivo no país.

– O PPE garante estabilidade aos funcionários durante o período acordado com a empresa e mais três meses posteriores, se estendendo até março de 2017. A medida foi tomada diante da redução da jornada de trabalho promovida pela Dana – enfatiza Ascari.

Na Dana são mais de mil funcionários que aderiram ao PPE do governo federal. As empresas que aderem ao programa podem reduzir a jornada de trabalho dos seus empregados em até 30%, sem que o trabalhador tenha uma redução salarial no mesmo nível. Metade da diminuição da jornada é bancada pelo governo, enquanto a outra metade é negociada entre funcionários e empresa.

O PPE foi criado pelo governo em julho do ano passado para evitar demissões nas empresas que enfrentam dificuldades financeiras. Diversas montadoras e fornecedores de autopeças já aderiram ao programa.

Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak