Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Trabalhadores da Scania decretam estado de greve

Diário do Grande ABC

Os cerca de 3.200 trabalhadores da Scania em São Bernardo podem cruzar os braços a partir de segunda-feira. Isso porque foi emitido aviso de greve à montadora, com duração de 48 horas – descontado o feriado de hoje, Dia de Nossa Senhora Aparecida –, em protesto à oferta de reajuste de 4% a partir de janeiro de 2017, mais abono.

“Nossa referência é o índice de reajuste de 9,62%, que repõe a inflação do período (nos 12 meses encerrados em agosto) pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)”, explica Carlos Caramelo, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e trabalhador na Scania. A data base da categoria foi em 1º de setembro.

Entre as montadoras de São Bernardo, somente na Scania a campanha salarial ainda está em negociação. Nas demais, o reajuste já está previsto em acordos firmados anteriormente, com validade para mais de um ano.

Procurada, a Scania informou que recebeu na tarde de ontem o aviso de greve do sindicato. “A empresa entende que a proposta apresentada para os trabalhadores está dentro das suas possibilidades, considerando o cenário de queda de volumes iniciado há dois anos e, agora, agravado pelo momento difícil da economia no País.”

OUTRAS EMPRESAS – O restante da categoria segue em negociação. Amanhã haverá assembleia na regional Diadema do sindicato, às 18h, para apreciação de propostas e definição dos próximos passos.