Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Trabalhadores protestam contra demissões na General Motors

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) realizou nesta quinta-feira (05/05), um ato de protesto contra a demissão de 300 trabalhadores da unidade da General Motors no município. Saindo da sede da entidade sindical, o grupo caminhou pelas ruas centrais da cidade e se reuniu na Praça Borges de Medeiros, em frente a prefeitura municipal, onde foram recebidos pelo prefeito Marcos Alba.

As manifestações do prefeito e dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí foram de total apoio aos trabalhadores demitidos. O presidente do SINMGRA, Valcir Ascari, ressaltou que a atitude da General Motors é mais um reflexo da crise que assola o país e que não encontra tentativa de solução de parte dos governantes.

– Nós já falávamos, há mais de um ano, de que em algum momento a bolha iria estourar. Agora, temos centenas de pais e mães de família desempregados e seriamente preocupados com seu futuro. Estamos aqui pedindo ao prefeito Marcos Alba o seu apoio para esses trabalhadores, para que a economia de nossa cidade possa reagir e Gravataí volte a crescer. As demissões afetam os trabalhadores, o comércio, os serviços, enfim, uma cadeia produtiva que está sofrendo muito com toda esta situação – enfatizou Ascari.

O prefeito Marcos Alba recebeu dos dirigentes do SINMGRA um manifesto solicitando o seu apoio e reafirmou o compromisso do executivo gravataiense em buscar alternativas para o problema, lembrando que o complexo automotivo é responsável por cerca de 53% do retorno de ICMS do município. Ele anunciou, ainda, que está solicitando uma reunião com o governador José Ivo Sartori, para tentar reverter as demissões dos trabalhadores da GM. A expectativa é de que isso possa ocorrer ainda na sexta-feira (06/05).

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí já ingressou com ação de dissídio coletivo de natureza jurídica junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RS), buscando a reintegração dos funcionários dispensados, e aguarda a convocação das partes para negociação.