Fale com o Presidente Miguel Torres
11 3388.1073 Central de Atendimento 11 3388.1073

Brasil Metalúrgico prepara ações para 2018 em defesa dos direitos da classe trabalhadora e do movimento sindical

Dirigentes do movimento Brasil Metalúrgico reuniram-se nesta terça, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, para discutir a posição e as próximas ações da categoria na luta pelos direitos trabalhistas, pela representação sindical e também os interesses nacionais.
“Esta é a primeira reunião do ano com lideranças ligadas a todas as centrais sindicais, de planejamento das novas ações e de avaliação dos acontecimentos políticos e econômicos que estão afetando o movimento sindical e os trabalhadores”, afirmou Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e vice-presidente da Força Sindical.

 

Alguns pontos em debate:
* resistência aos efeitos negativos da reforma trabalhista.
* vigília contra a votação e aprovação da reforma governista da Previdência.
* protestos contra a sobretaxa imposta pelo presidente Trump, dos Estados Unidos, às exportações brasileiras de aço e alumínio.
* defesa de um projeto nacional de desenvolvimento, com valorização da indústria nacional e dos demais setores produtivos e estratégicos do Brasil (contra as privatizações que destroem o patrimônio nacional, as empresas e serviços públicos estratégicos).
* Contrato Coletivo Nacional de Trabalho.
* defesa da contribuição sindical para a manutenção da estrutura de lutas dos trabalhadores e trabalhadoras.
* inserção de mais categorias nas ações do movimento Brasil Metalúrgico, com ações regionais e estaduais, e organização conjunta com entidades de outros países da América do Sul.
* manifestações contra a violência e contra a perseguição política de líderes ligados aos movimentos sociais e sindicais – incluindo homenagens à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Gomes, brutalmente assassinados no Rio de Janeiro.
* edição de mais um informativo Brasil Metalúrgico para informar e mobilizar a categoria nas lutas de resistência.

A reunião contou com as presenças do consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, que fez uma exposição sobre a conjuntura política, econômica e sindical, e de Pedro Celestino, representando a categoria dos Engenheiros.